29/05/2012 - 15:26

OAB/RJ participa de ato em Salvador pelas Diretas na OAB

O movimento Diretas Já na OAB Nacional está em Salvador nesta terça-feira, dia 29, para discutir a proposta de eleições diretas para presidente e diretores nacionais da OAB, prevista em projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional, o PL 2916, de autoria do deputado Hugo Leal (PSC-RJ). O encontro se dará a partir das 20h em um jantar de adesão no restaurante Barbacoa.

Participam pelo Rio de Janeiro os presidentes da OAB/RJ e da Caarj, Wadih Damous e Felipe Santa Cruz, e os conselheiros federais Cláudio Pereira e Marcus Vinícius Cordeiro. "A vinda a Salvador é mais um passo na luta para que os cerca de 700 mil advogados brasileiros, hoje alijados do processo de escolha da Presidência da Ordem, estejam incluídos no pleito", afirmou Wadih.

A proposta de eleições diretas para presidente nacional da OAB já havia sido defendida, em 2011, no Conselho Federal. Criada pelos conselheiros baianos Luiz Viana Queiroz e Durval Ramos Neto, a campanha Quero Votar OAB exigia a realização de um plebiscito para consultar a advocacia sobre a adoção de eleições diretas na Ordem.

Embora a proposta do plebiscito tenha sido rejeitada pelo Conselho Federal da Ordem, a ideia das Diretas Já na OAB teve a adesão de advogados e juristas renomados. Realizada entre fevereiro e março deste ano, pesquisa do Ibope solicitada pela Seccional do Rio apontou que 84% dos advogados brasileiros apoiam o pleito e  querem poder escolher diretamente o presidente nacional da OAB.

O resultado deflagrou uma campanha nacional, cujo ato inaugural foi realizado no dia 14 de maio no plenário histórico da Caarj - palco de inúmeros debates em prol da democracia no país. A campanha conta com um site próprio para divulgar notícias e artigos sobre o assunto e colher assinaturas em prol do pleito. Foi criado, também, um espaço para a interação com colegas, que podem mandar vídeos e mensagens de texto em apoio à campanha.