02/12/2010 - 16:06

OAB/RJ participa de acordos em mutirão da Justiça Federal

Da redação da Tribuna do Advogado

02/12/2010 - O Tribunal Regional Federal da 2ª região (TRF-2) encerra nesta sexta-feira, 3, a Semana de Conciliação da Justiça Federal, quando os advogados inadimplentes com processos em fase de execução estão realizando acordos com facilidades para o pagamento dos débitos. A OAB/RJ participa da iniciativa com seu quadro de procuradores. "O resultado está sendo muito bom, a maioria está fechando acordos, principalmente porque as condições oferecidas favorecem o pagamento", comemora o procurador da OAB/RJ Ângelo de Sá Fonte, que participou das negociações com o advogado Sérgio Roberto Lasry na tarde desta quinta-feira.

Outras instituições, como a Caixa Econômica Federal (CEF), os Correios e o INSS também participam do esforço, coordenado pela juíza federal Marcella Brandão. Ela estima que mil pessoas já tenham sido atendidas, em duas mil audiências, desde o início da semana. "Estamos com uma média geral de 60% de acordos fechados, e a parceria com a OAB/RJ está sendo muito boa", disse.

A advogada dativa Aniella Waissman, que está atuando pela Seccional representando os mutuários do Sistema Financeiro de Habitação, está feliz com o trabalho: "É ótimo poder ajudar essas pessoas que estão tendo a chance de pagar pela casa própria, a CEF está facilitando bastante e conseguimos muitos acordos", festeja.