08/10/2009 - 16:06

OAB/RJ e Ordem dos Advogados de Paris estreitam relações

Da redação da Tribuna do Advogado

08/10/2009 - A OAB/RJ e a Ordem dos Advogados de Paris assinaram, nesta quinta-feira, dia 8, um acordo de cooperação que tem como objetivo aproximar as sociedades de advogados dos dois países por meio de intercâmbios e eventos oficiais.

O documento - que teve por base a tradição jurídica existente entre os países, principalmente no que diz respeito aos Direitos Humanos - foi assinado pelo presidente da Ordem de Paris, Christian Charrière-Bournazel, e pelo presidente da Seccional, Wadih Damous.
Além de Wadih e Charrière-Bournazel, participaram da reunião que definiu o acordo os presidentes da Comissão Internacional de Paris, Charles-Henry Chenut, e da Comissão Internacional da OAB/RJ, Paulo Lins e Silva.

Visita abre atividades do I Encontro Jurídico Franco-Brasileiro

No mesmo dia, como parte das comemorações no Ano da França no Brasil, começou o I Encontro Jurídico Franco - Brasileiro. O evento reuniu membros das Ordens dos Advogados dos dois países para um intercâmbio sobre Direito Empresarial.

Wadih Damous, participou da mesa de abertura do encontro, juntamente com Paulo Lins e Silva; Christian Charrière Bournazel; o chefe do serviço econômico francês no Rio de Janeiro, Eric Fajole, e o presidente da comissão internacional da OAB de Paris, Jean-Marie Burguburu.

"Vamos assinar uma carta de intenções entre os advogados do Rio e Paris, estamos honrados e orgulhosos com este evento. O Rio é uma cidade cosmopolita, com tradição de integração com outros povos", disse, destacando ainda a atuação Lins e Silva na Comissão de Relações Internacionais. O presidente da Comissão da OAB, por sua vez, enfatizou o exemplo dado pela Ordem francesa, uma das mais antigas do mundo. Ele aproveitou para fazer um breve histórico do Barreau des avocats - como ela é conhecida lá, criada em 1274.

A França é o 4º maior investidor estrangeiro no Brasil, de acordo com o chefe do Serviço Econômico Francês no Rio, Eric Fajole. Ele conta que o volume comercial entre os países cresceu 20% em 2007 e 13% em 2008, com crescimento provável também em 2009: "Durante essa crise econômica, o Brasil foi um dos últimos a entrar e dos primeiros a sair, o que é excelente".

O presidente da Ordem dos Advogados de Paris, Christian Bournazal, comparou sua ordem, que possui 20 mil membros, com a do Rio, formada por 140 mil. Segundo ele, a França tem muitos advogados estatais, e a advocacia particular veio com os escritórios anglo-saxões e alguns franceses. "Tanto que a maioria de nossos membros é de jovens e mulheres. Estamos aumentando nosso campo de atuação para atuando como procuradores em transações de imóveis, carreiras de esportistas etc.", concluiu.

O ex-presidente da Ordem dos Advogados de Paris, Jean-Marie Burguburu, encerrou a cerimônia de abertura, falando sobre Direito Internacional e a importância do da troca de informações e experiências entre os países.