15/08/2012 - 17:05

OAB/RJ marca presença na abertura da 61ª Caravana da Anistia

O presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, esteve presente à solenidade de abertura da 61ª Caravana da Anistia, realizada nesta terça-feira, dia 14, no campus da PUC-Rio. O evento marcou o aniversário de dez anos do núcleo de Direitos Humanos da universidade e foi realizado graças a uma parceria entre a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, a Coalizão Internacional de Sítios de Consciência e os departamentos de Memória e de Direito ligados à PUC.

Wadih demonstrou satisfação com 'maratona' sobre a campanha da Memória
Wadih demonstrou satisfação com a "maratona" da qual vem participando. "A OAB/RJ sediou encontro recente da Comissão da Verdade, que, embora tardiamente criada, será de grande valia para a sociedade brasileira", afirmou, antes de lembrar que a Seccional criou sua própria Comissão da Verdade, tendo como foco a atuação da Justiça Militar à época. "Estamos recolhendo depoimentos e apurando acontecimentos relativos ao Judiciário. Casos como o de César Benjamin, preso quando menor e julgado ilegalmente graças a um laudo médico, e o da bomba que vitimou a então secretária do Conselho Federal Lyda Monteiro nunca foram elucidados", declarou.

Estiveram presentes ao evento o secretário nacional de Justiça e presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão; o presidente da Associação Brasileira de Imprensa, Maurício Azedo; o reitor da PUC-Rio, Pe. Josafá Carlos Siqueira; além de representantes da Coalizão Internacional de Sítios de Consciência, Rick West; da Rede Latino-americana de Sítios de Memória Aberta, Valéria Barbuto; do Arquivo Nacional, Jaime Antunes e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Maristela Baioni.