07/05/2016 - 14:16 | última atualização em 09/05/2016 - 14:28

OAB/RJ lamenta falecimento do advogado Benedito Calheiros Bomfim

A OAB/RJ publicou nota oficial lamentando o falecimento do advogado Benedito Calheiros Bomfim neste sábado, dia 7.

No texto, a diretoria da Seccional - que homenageou Calheiros Bomfim na última semana, dando seu nome a uma sala na Casa do Advogado Paulo Saboya -, classificou o advogado como um dos grandes defensores dos ideais de justiça e solidariedade, além de grande militante a favor das causas trabalhistas.

Calheiros Bomfim completaria cem anos em 2016. Leia abaixo a íntegra da nota:

NOTA OFICIAL

A vida perdeu hoje um de seus mais notáveis defensores. Vestindo a capa de advogado, Benedito Calheiros Bomfim era, em verdade, um militante dos valores humanos mais elevados, um combatente aguerrido dos ideais de justiça e solidariedade.

Nas lides trabalhistas em defesa dos obreiros pelas décadas afora, desde a formatura em 1938 pela Faculdade Nacional de Direito do Rio de Janeiro, Bomfim externava sua profissão de fé na supremacia do trabalho, na dignidade dos criadores de todas as riquezas, na denúncia permanente da exploração do homem pelo homem. E o fazia com a inteligência, a cultura e a lhaneza próprias dos grandes guias de nossa civilização.

Na consideração desses aspectos marcantes do admirável homem que foi, não surpreendem os inúmeros títulos e postos alcançados, destacando-se como membro da Academia Nacional de Direito do Trabalho, presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros, conselheiro federal e Seccional da OAB/RJ, presidente da Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas e professor da Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas.

Pelos serviços prestados à Justiça e ao Direito, Bonfim foi laureado com as medalhas do Instituto dos Advogados Brasileiros (Teixeira de Freitas), do Tribunal Superior do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho e Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Como jurista, deixa também o legado de obras necessárias à advocacia, realçando-se sua extrema generosidade de repassador de conhecimentos em seu último livro, com o sugestivo título "Conselhos aos jovens advogados".

O falecimento de Calheiros Bomfim nos causa, em princípio, o receio de perda da capacidade, que sua presença mantinha acesa. Por outro lado, nos traz a imensa responsabilidade de irmos em frente com a sua luta, que é a luta da vida inteira dos justos por uma sociedade com igualdade de oportunidades para todos, por uma terra sem amos. E assim o faremos, como Bomfim sempre nos pediu, firmes no fundo e suaves na forma.

A Diretoria da OAB/RJ