15/10/2009 - 16:06

OAB/RJ inicia debate sobre pré-sal

Da redação da Tribuna do Advogado

15/01/2009 - "A OAB/RJ quer e vai participar ativamente dos debates em torno do marco regulatório para exploração do pré-sal e suas portas estão abertas para que todos os posicionamentos tenham expressão", afirmou nesta quinta-feira, 15, o presidente da Seccional, Wadih Damous, ao abrir o seminário nacional que se realiza hoje e amanhã na sede da Ordem.

Wadih lembrou que a descoberta do pré-sal e a discussão jurídica e econômica a propósito da exploração dos novos campos petrolíferos, "pela sua importância para a sociedade e para a advocacia", merecerão toda a atenção da OAB/RJ. "Nós somos antena dos principais interesses da cidadania, e este debate, primeiro de muitos outros, marca o início dessa interlocução com a sociedade", disse o presidente ao dar as boas vindas aos palestrantes e ao público do evento.

Também participaram da abertura o presidente da Petrobras Distribuidora, José Lima Neto; a procuradora-geral do Estado do Rio de Janeiro, Lucia Léa Guimarães Tavares; o coordenador da Federação Única dos Petroleiros, Emanuel Cancella; o presidente da comissão da Câmara dos Deputados que analisará a criação da nova estatal do petróleo, Brizola Neto, e o presidente da Comissão Especial da Produção e Exploração do Pré-Sal do Conselho Federal da OAB, Mário Sérgio Pinheiro.

Pela manhã, o primeiro painel discutiu o impacto econômico que os resultados da produção dos campos do petro-sal trarão à economia nacional e local. O debate desta quinta debate, ainda, o papel do Estado e dos investidores no novo modelo de exploração.