20/02/2014 - 10:02

OAB/RJ inaugura hoje Casa Celso Fontenelle

Jornal do Commercio

A OAB/RJ inaugura hoje, às 18 horas, mais uma Casa do Advogado Celso Fontenelle, em frente ao Fórum Central, localizada no número 64 da Avenida Erasmo Braga, no Centro do Rio.

O presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, diz que a unidade beneficiará mais de 50 mil advogados. "Planejamos a criação da Casa do Advogado em frente ao Fórum Central pensando nos colegas que usam muito o tribunal e precisam de um facilitador para seu exercício profissional. A grande procura pelo espaço que já existe na Lapa, próximo ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT), demonstra a importância desse tipo de unidade para os advogados militantes", afirma Santa Cruz. Segundo ele, a criação deste espaço, totalmente equipado para melhor atender os advogados, era uma prioridade. "Pensamos nos colegas que usam muito o tribunal e precisam de um facilitador para seu exercício profissional. Estamos fazendo uma mudança total na estrutura de atendimento ao advogado no Rio de Janeiro", completou.

A Casa do Advogado do Fórum conta com 11 escritórios compartilhados, sala de reunião, área de trabalho com 13 computadores para processo eletrônico e uma Central de Digitalização e Peticionamento, ponto fixo de certificação digital, posto da Central de Atendimento ao Público, serviços de cópia e impressão e guarda-volumes, entre outros serviços.

Santa Cruz destaca que o espaço terá o nome do ex-presidente da Secional Celso Fontenelle, que faleceu em dezembro de 2011. "Desde que era estagiário, e depois já no tempo de formado, via o doutor Celso quase todos os dias no Fórum, circulando pelos corredores, militando no balcão. É justo que a Casa do Advogado, que atenderá os colegas que atuam nesse mesmo Fórum, homenageie um civilista símbolo de tamanha dedicação à profissão", disse. O evento terá a presença do presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinícius Coêlho, entre outras autoridades e representantes do Poder Judiciário.