01/04/2011 - 16:06

OAB/RJ homenageia Augusto Boal em entrega de Prêmio Jurídico

Da redação da Tribuna do Advogado

01/04/2011 - Foi realizada nesta quinta-feira, dia 31, na sede da Seccional, a cerimônia de entrega do 38º Prêmio Jurídico Augusto Boal, que homenageou o dramaturgo ao tratar do tema "Cidadão não é aquele que vive em sociedade; é aquele que a transforma" -Teatro Legislativo - Exercício Pleno da Cidadania e Processo Legislativo.  O concurso avalia obras inéditas de advogados e estagiários e destacou, nesta edição, os trabalhos de Jamile Khede Israel, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), premiada com 12 mil reais pelo primeiro lugar, e de Naira Gomes Guaranho de Senna, da Universidade Federal Fluminense (UFF), que recebeu 10 mil reais pela segunda colocação na categoria 'Advogado'. Não houve candidatos na categoria 'Estagiário'.

Na abertura da solenidade, o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, ressaltou o orgulho da Ordem em homenagear Boal, exímio defensor dos direitos humanos, que lutou, com sua arte, pela inclusão social das classes menos favorecidas: "Não foi à toa que escolhemos Augusto Boal para dar nome a esse prêmio, porque ele tem, de certa forma, a cara da nossa gestão. Tudo que o ele fez diz respeito àquilo que nós buscamos a frente da OAB/RJ".

A viúva do dramaturgo, Cecília Boal, esteve presente no evento para receber as homenagens a Augusto e disse que, embora ele tenha ganhado muitos prêmios, tinha uma alegria especial em ver seu nome lembrado pela OAB, por ele, a sua maneira, ter advogado pela causa dos direitos humanos, em todos os sentidos: "Fico feliz com a possibilidade de essa nova geração pesquisar sobre o Augusto e ver sua luta, na época da ditadura, pela cidadania através da arte".

Vencedora da edição, Jamile Khede Israel elogiou a proposta interdisciplinar do concurso: "Cidadania é um tema que afeta a todos nós, ainda mais quando sua discussão proporciona uma transformação das políticas que tratam de democracia". A advogada lembrou que a escolha de Boal teve tudo a ver com o tema, pois ele "conseguiu fazer esse diálogo entre a arte, a sociedade e o Direito, e materializar transformações importantes para a sociedade".

A banca examinadora desta edição foi composta pela presidente da Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária, Margarida Presburger, pelo conselheiro e membro da comissão, Carlos Nicodemos e pela advogada Alice Giocomini Vainer.