28/04/2009 - 16:06

OAB/RJ e Governo do Estado unem-se contra o tráfico de pessoas

OAB/RJ e Governo do Estado unem-se contra o tráfico de pessoas

Da redação da Tribuna do Advogado

28/07/2009 - Nesta terça-feira, 28 de abril, o plenário da OAB foi palco do lançamento da Campanha estadual de enfrentamento ao tráfico de pessoas, com a presença da secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Benedita da Silva, e do presidente da Seccional, Wadih Damous. "O tráfico é um flagelo civilizatório, que acontece em pleno século XXI e precisa ser combatido de forma firme, vigorosa e incessante. Participar destas lutas é a vocação da OAB, que não se limita apenas à representação corporativa", declarou Wadih.

Foram assinados ainda acordos de cooperação com a Academia de Polícia Civil (Acadepol) e com o Fórum de Reitores do Estado do Rio de Janeiro, para a divulgação e apoio em projetos ligados ao tema. Além disso, os acordos permitirão que sejam ministrados cursos de capacitação nas áreas de Direitos Humanos para os policiais.

Para Benedita da Silva, o evento celebra um grande avanço: "Este assunto requer um esforço conjunto, a serviço dos Direitos Humanos. Temos de deter informações e qualificar serviços para atender melhor a população".

No final da cerimônia, foi apresentado um vídeo da SEASDH e lançado o livro"Ex-157, a História que a Mídia Desconhece", uma autobiografia do rapper Afro-X sobre sua entrada e saída da vida do crime.

Participaram da solenidade a presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ, Margarida Pressburger; a diretora da Acadepol, Inamara Costa; o coordenador do Programa de Enfrentamento ao Tráfico de Seres Humanos do Governo Federal, Ricardo Lins; o superintendente da Polícia Federal (PF) no Rio de Janeiro, Angelo Fernandes Gioia e a presidente do Fórum de Reitores do Rio de Janeiro, Vera Costa, entre outros.