27/05/2024 - 16:55 | última atualização em 28/05/2024 - 18:34

COMPARTILHE

OABRJ entrega certificados de conclusão de curso da parceria com a Universidade de Coimbra

Comissão de Relações Institucionais destacou planos de ampliação do convênio

Felipe Benjamin





Os advogados e advogadas que completaram o curso de especialização “Direito médico - A responsabilidade civil médica e hospitalar”, oferecido pela parceria entre a Comissão de Relações Institucionais da OABRJ, a Dialética Educação e a Universidade de Coimbra, receberam os certificados numa cerimônia na sexta-feira, dia 24, na sede da Seccional. 

A cerimônia teve o comando do diretor de Comunicação da OABRJ e presidente da Comissão de Relações Institucionais, Marcus Vinicius Cordeiro, e do vice-presidente da comissão e coordenador do curso, Paulo Renato Fernandes. 

Receberam certificados: Maria Carolina, Eduardo Kebian, Flávia Tapajoz, Lívia Delgado, Monica Martins e Mariana Portugal. 

Também participaram do evento o diretor de Valorização da Advocacia da Seccional, Paulo Grossi; a diretora regional da Associação Brasileira de Advogados (ABA), Eliane Molinaro; o subcorregedor da OABRJ, Max Ferreira de Mendonça; a diretora de convênios da Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro (Caarj), Fernanda Mata; a representante da Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas (Acat), Isabel Belinha, e o representante da Comissão de Direito Médico da OABRJ, José Luiz Pimenta Jr. 

"A Ordem tem essa força centrípeta que atrai para si todas as questões sociais relevantes", afirmou Cordeiro. 


"Nenhuma outra entidade profissional tem essa amplitude, que ultrapassa sua corporação, e hoje estamos aqui celebrando a capacitação profissional mais qualificada que oferecemos para todos os advogados que estiverem interessados. O Direito está em toda parte, e a Ordem é plural. A capacitação da advocacia é uma política permanente da Ordem, e o investimento para o alargamento dessa relação com Coimbra será um dos principais tópicos das nossas políticas futuras".



Fernandes lembrou que, até 1827, os advogados brasileiros eram formados em Coimbra, e nossa teoria jurídica foi toda estabelecida lá. 

“Para nós, que participamos de todas as trocas culturais, essa experiência é algo muito rico, especialmente porque os professores de Coimbra acompanham tudo o que acontece por aqui e conhecem nosso Código Civil. Então, cursos como esse aproximam o debate jurídico e o diálogo luso-brasileiro".

Fique de olho nos próximos cursos do convênio

Dá tempo de se inscrever nos cursos online:

“Especialização em Direito do Trabalho - Compliance e proteção de dados”, que será realizado entre os dias 22 e 31 de julho; na especialização em “Direitos humanos e novas famílias” e na especialização em “Direitos humanos e novas tecnologias”, ambos em setembro.

Em outubro, o convênio oferece ainda o pós-doutorado em “Direitos humanos, saúde e justiça”. 

Acesse o site.

Abrir WhatsApp