20/07/2016 - 17:04 | última atualização em 25/07/2016 - 14:56

OAB/RJ desagrava colegas ofendidos por policiais e secretário de Niterói

Após reunião da 2ª Câmara Especializada da OAB/RJ, na terça-feira dia 19 de julho, aconteceu uma sessão de desagravo coletivo a advogados vítimas de abuso por parte de policiais durante as manifestações de 2013, e também ao advogado Marcos Cilos, constrangido pelo secretário municipal de administração de Niterói, Moacir Linhares, quando pretendia tirar cópias de processos.

O tesoureiro e presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB/RJ, Luciano Bandeira, afirmou que a Ordem não irá recuar na defesa de todos os advogados do estado. “Se há algo que percebi, nesses primeiros seis meses como presidente da Comissão de Prerrogativas, é a importância do processo de valorização da nossa atividade profissional. Vivemos um momento em que a sociedade aceita o furor do Estado policial, e medidas arbitrárias são festejadas como se fossem um avanço do processo civilizatório. Nas ditaduras e em momentos recentes, advogados foram às ruas para garantir o direito do cidadão der se manifestar. Esse trabalho deve ser louvado, especialmente no atual período histórico. A defesa da liberdade é talvez nossa função mais louvável”, afirmou.

“O advogado é alguém importante para a tradução, para o cidadão comum, do que significa esse emaranhado de leis e normas que regem e formalizam as relações humanas. A reafirmação desse papel da advocacia se dá de várias maneiras, e quando essa atuação é atingida, há consequências. Surgimos como figuras heroicas, que auxiliam os indivíduos e os coletivos a entenderem esse arcabouço legal”, disse o secretário-geral da Ordem, Marcus Vinícius Cordeiro, que também preside a 2ª Câmara.