23/12/2015 - 15:24 | última atualização em 08/01/2016 - 19:17

COMPARTILHE

OAB/RJ critica ação de juízes para receber salário antes dos demais

redação da Tribuna do Advogado

Em nota divulgada nesta quarta-feira, dia 23, o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, repudiou a ação do Tribunal de Justiça (TJ) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o governo do Estado do Rio de Janeiro, na qual foi exigido o pagamento dos salários dos servidores do Judiciário antes dos demais.

Para Felipe, diante da crise econômica atual, que tem causado inclusive a suspensão das atividades em diversos hospitais do estado, a atitude demonstra “descolamento da realidade”.

Leia abaixo a íntegra da nota:
 

A OAB/RJ repudia veementemente a ação dos magistrados do Tribunal de Justiça, que agiram em causa própria ao pleitear, no STF, que o governo do Rio pague os salários do Judiciário referentes a dezembro antes dos vencimentos dos demais servidores.

A postura dos magistrados - que, vale lembrar, têm salários muito acima da média do funcionalismo - demonstra descolamento da realidade ante o momento de crise econômica, que tem redundado inclusive no fechamento de hospitais e no sucateamento de universidades. A OAB/RJ defende que todos devem receber seus vencimentos em dia. Mas entende também que, ao demandar privilégios num cenário como o atual, os juízes estaduais agem de forma nada solidária com o corpo de servidores, reforçando a tese de que o Poder Judiciário ainda precisa passar por um processo de republicanização.

Felipe Santa Cruz - Presidente da OABRJ
Rio de Janeiro, 23 de dezembro de 2015
Abrir WhatsApp