23/03/2010 - 16:06

OAB/RJ colhe assinaturas na Central e no Mercadão

Emenda Simon

Tal como já tinha feito em relação à Emenda Ibsen Pinheiro, a OAB/RJ torna público o seu mais absoluto repúdio à emenda Pedro Simon, aprovada pelo Senado na madrugada do dia 10 de junho.

A emenda é inconstitucional, pois, ao pulverizar os royalties do petróleo pelos 27 estados da Federação, não cumpre o determinado pela Carta Magna, que prevê compensação aos estados e municípios produtores, por conta dos altos impactos sócio-ambientais advindos dessa exploração.

'Derrubar veto é difícil', diz Wadih

14/06/10

Em entrevista ao jornal O Dia, o presidente Wadih afirmou que o projeto é inconstitucional e que é preciso maioria absoluta no Congresso para derrubar veto presidencial: "Se Lula não vetar, ainda há o Supremo".

Manobra retira R$7,3 bi do estado
11/06/10

Em manobra feita na madrugada do dia 10, o Senado aprovou emenda de Pedro Simon (PMDB-RS) que retira do estado R$ 7,3 bilhões em royalties recursos indenizatórios pela exploração do petróleo.

Emenda Ibsen

A OAB/RJ está promovendo campanha contra a Emenda Ibsen, que retira cerca de R$ 7 bilhões do Rio com a pulverização dos royalties de petróleo. A Emenda foi aprovada pela Câmara dos Deputados no último dia 10 e, caso seja aprovada pelo Senado e sancionada pelo presidente Lula, vai prejudicar estados e munícipios produtores.

Aqueles que desejarem aderir à campanha contra a proposta podem ser signatários do abaixo-assinado Assine Pelo Rio, disponível online, em postos espalhados pela cidade e no jornal O Dia, que apoia o manifesto.

Artigo de Wadih no jornal O Globo
06/04/10

O jornal O Globo publicou artigo do presidente Wadih Damous criticando a Emenda. "Em defesa do Rio, do respeito à Constituição e da Justiça, é preciso garantir o pagamento dos royalties", afrimou Wadih.

Assinaturas online passam de 50 mil
31/03/10

O site Assine Pelo Rio, que recebe assinaturas de pessoas contrárias à Emenda Ibsen, contabilizou 52.599 adesões até a tarde desta quarta-feira, dia 31. As assinaturas em papel ainda não foram contabilizadas.
    CBN : abaixo-assinado em pauta 24/03/10
O presidente Wadih Damous falou à rádio CBN sobre o abaixo-assinado promovido pela Seccional. "Nós queremos aproveitar a estrutura da OAB/RJ para que haja coleta de assinaturas também no interior", afirmou.

Wadih defende investimento social
23/03/10

Em artigo publicado no jornal O Dia, o presidente Wadih Damous afirmou que os recursos obtidos com os royalties devem ser direcionados para a infra-estrutura dos municípios beneficiados.
    Protesto leva 150 mil às ruas
18/03/10

A mobilização da população na tarde do dia 17 entra para a História como a maior passeata do estado do Rio desde o impeachment do ex-presidente Fernando Collor, ocorrido em 1992. A manifestação levou 150 mil pessoas às ruas.

Wadih: Constituição foi desprezada
12/03/10

A Constituição Federal foi vilipendiada, o Estado do Rio de Janeiro foi agredido e o povo do Rio, desrespeitado. A afirmação é do presidente da OAB/RJ, Wadih Damous.