21/01/2011 - 15:49

COMPARTILHE

OAB/RJ e Caarj levaram mais doações para Friburgo nesta quinta-feira, dia 20

  21/01/2011 - Uma equipe de voluntários da OAB/RJ e da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro (Caarj) esteve em Nova Friburgo na manhã desta quinta-feira, dia 20, levando 20 toneladas de donativos, entre alimentos, água mineral, material de higiene e medicamentos, divididos em dois caminhões.

O primeiro carregamento foi levado para a quadra da escola de samba Alunos do Samba, no distrito de Conselheiro Paulino. Já o segundo, foi descarregado no Mercado do Produtor da Região Serrana (Seasa), onde soldados da Polícia Militar e do Batalhão Especial (Bope) fazem a triagem e a distribuição dos donativos. No local, há espaço para aterrissagem de helicópteros, que têm levado mantimentos para as áreas mais isoladas da região.

A comitiva, da qual participaram o secretário-geral da Ordem, Marcos Luiz Oliveira de Souza; o tesoureiro da Caarj, Ricardo Menezes; os presidentes das subseções da Leopoldina e de Itaboraí, Frederico Mendes e Jocivaldo Lopes, respectivamente; além de membros da Comissão OAB Jovem, também foi levada pelo presidente da Subseção de Nova Friburgo, Carlos André Pedrazzi, para visitar algumas das localidades mais atingidas na cidade.

No roteiro, bairros como Duas Pedras, Córrego Dantas e Campo do Coelho, onde voluntários conversaram com algumas vítimas e distribuíram máscaras de proteção, recomendadas no momento por conta da poeira oriunda do barro seco.


Agradecimento

Assim com ocorreu em Teresópolis, o trabalho da OAB local ultrapassou todos os limites da atuação instituicional, transformando a equipe de funcionários do Departamente de Apoio às Subseções (DAS) e da Caarj - enviados pela Seccional para atuar na Subseção - em peças fundamentais na ajuda às vítimas. "Chegamos a lugares onde a Defesa Civil e o Exército ainda não tinham chegado para entregar cestas básicas e remédios. Até mesmo em algumas localidades dominados pelo tráfico, onde a dificuldade é ainda maior, nós conseguimos entrar", contou Pedrazzi, agradecendo a participação da OAB/RJ.

"O apoio que a OAB nos deu transcende o companheirismo, o profissionalismo. Trata-se de sensibilidade social, de humanidade. Temos que lembrar nesse momento que a causa dos advogados não é uma causa corporativa, mas uma causa cidadã", disse ele, emocionado.


Três mortes de advogados confirmadas

De acordo com os dados apurados pela Subseção de Nova Friburgo, três advogados foram vítimas fatais da tragédia causada pelas chuvas. São eles:
Paulo César Vassalo de Azevedo, ex-prefeito da cidade, Paulo Henrique de Araújo Junior e Valeska Bussinger Namen.

Abrir WhatsApp