28/04/2009 - 16:06

OAB/RJ apoia greve dos advogados da CEF

Da redação da Tribuna do Advogado

28/04/2009 - Os advogados da Caixa Econômica Federal estão em greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira, dia 28, cumprindo determinação de assembléias realizadas em todos os estados do país. São cerca de mil advogados em todo o Brasil, que se somaram aos engenheiros e arquitetos da CEF, atingindo um total de mais de três mil profissionais de nível superior que paralisaram suas atividades. "É uma luta justa, que cobra o cumprimento de acordo firmado pela direção da Caixa Econômica Federal, defende a dignidade da profissão e uma remuneração adequada para os advogados", afirmou Wadih Damous, presidente da OAB/RJ.

A reivindicação é que a CEF cumpra o compromisso firmado no último acordo coletivo de apresentar um novo plano de cargos e salários para estes profissionais, que estão com a remuneração defasada em relação aos de outras empresas públicas e privadas do mesmo porte. A defasagem foi constatada em estudo da própria CEF. Surpreendentemente, porém, ela apresentou uma proposta de aumento de pouco mais de 1%, alegando limitações orçamentárias. A proposta foi classificada de "indigna" pelos advogados.

A greve deflagrada poderá prejudicar o andamento das obras do PAC e o programa "Minha casa, minha vida", pois os advogados e demais profissionais de nível superior são responsáveis pela análise de projetos e a consequente liberação de recursos.

O presidente do Sindicato dos Advogados do Rio, Sérgio Batalha, também apoiou o movimento, ressaltando que o atendimento à reivindicação dos advogados atende a toda a sociedade, pois fortalece a capacidade da CEF de atuar como grande banco público. Disse esperar bom senso da Presidência da CEF e propôs a mediação da OAB/RJ, juntamente com o sindicato, na negociação entre os grevistas e a instituição.