03/11/2010 - 16:06

OAB/Niterói: novo fórum será construído na Avenida Amaral Peixoto

Da assessoria de imprensa da OAB/Niterói e da redação da Tribuna do Advogado

03/11/2010 - O presidente do TRF-RJ, desembargador Paulo Espírito Santo, anunciou ontem, dia 28, que o novo fórum federal de Niterói será construído em terreno na Avenida Amaral Peixoto, próximo à Caixa Econômica Federal. Ao lado do presidente da OAB/Niterói, Antonio José Barbosa da Silva, do diretor do Fórum Federal, juiz José Arthur Diniz Borges, e de magistrados, ele visitou os prédios onde estão localizadas as varas cíveis e do juizado especial e ficou impressionado com a precariedade dos imóveis.

Ao conhecer o terreno onde o prédio será construído, Paulo afirmou que o lugar é ideal e que a pedra fundamental deverá ser lançada em dezembro. Antonio José lembrou que a decisão do desembargador é uma vitória para a advocacia,  magistratura e servidores. "A construção do novo fórum é uma necessidade para fazer justiça ao judiciários federal e à OAB/Niterói", declarou.

Ele afirmou que, desde que assumiu pela primeira vez a presidência da OAB, vem lutando ao lado de José Arthur por essa obra, a fim de melhorar as condições para o exercício da advocacia, da magistratura e do corpo funcional. O novo fórum vai transformar em realidade um sonho da OAB de Niterói: a transformação da Avenida Amaral Peixoto num "corredor judiciário". Nesta importante via já funcionam as Justiça do Estado e do Trabalho.

Os juízes José Arthur e Willian Douglas destacaram a importância da decisão do desembargador Paulo Espírito Santo, que reconheceu a necessidade da construção de um novo fórum no centro da cidade e no terreno ideal.  Ambos concordaram que esta obra vai trazer imensos benefícios para magistrados, advogados, servidores e população e destacaram ainda o importante papel desempenhado pela OAB/Niterói nessa conquista.

Além dos juízes federais e servidores, estavam presentes o conselheiro Fernando Dias, diretor do Departamento de Cultura e Eventos da OAB/Niterói, e o advogado Clemerson Maciel, representante da entidade junto à Justiça Federal.