22/07/2010 - 16:06

OAB/Niterói e Mangueira capacitam jovens

Do jornal O Fluminense

22/07/2010 - Foi assinado nesta quarta, dia 21, entre os representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Niterói e do Programa Social da Estação Primeira de Mangueira, o Camp Mangueira, um convênio para trazer à cidade o projeto socioeducativo que prepara e encaminha adolescentes e jovens ao mercado de trabalho.

O projeto visa capacitar jovens entre 16 e 18 anos para que se qualifiquem e comecem a trabalhar em empresas parceiras. Durante dois meses, os candidatos recebem reforço escolar e estudam outras disciplinas, como educação sexual, informática ética e cidadania. Em agosto, as inscrições serão abertas. A previsão é de que as aulas comecem em setembro, no 9° andar da sede da OAB Niterói, no Centro. Após encaminhados ao primeiro emprego, os patrulheiros (como os jovens são conhecidos) recebem uma bolsa auxílio, vale-transporte e, em alguns casos, vale-refeição.

O presidente da OAB Niterói, Antônio José Barbosa da Silva, afirma que a parceria consolida o compromisso do órgão com o atendimento às comunidades carentes da cidade em busca da cidadania plena.

"A intenção de trazer o Camp para Niterói surgiu quando fui assistir a uma cerimônia de formação de patrulheiros. Foi muito emocionante", conta.

A presidente do Camp Mangueira, Marli de Souza, diz que percebeu em Niterói a necessidade de um projeto que atendesse essa faixa etária quando se mudou para a cidade.

Segundo Léa Passos, que foi quem trouxe o projeto de São Paulo para o Rio de Janeiro em 1975, o primeiro Camp foi criado em Niterói em 1975 e a primeira turma foi formada em 1976.