26/06/2014 - 18:07

OAB/Niterói faz homenagem a advogados trabalhistas

Assessoria de imprensa da OAB/Niterói

O mundo jurídico compareceu em peso à OAB/Niterói para homenagear advogados com atuação destacada na Justiça do Trabalho. A solenidade contou com a presença dos presidentes da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, e da subseção, Antonio José Barbosa da Silva.

A condecoração aconteceu ontem no Plenário José Danir Siqueira do Nascimento e marcou a festividade pelo Dia do Advogado Trabalhista, que ocorreu em 20 de junho. O cerimonial ficou a cargo do conselheiro Elio Ferreira de Souza, presidente da Comissão de Seleção e Inscrição, que exaltou "a garra, o talento e a determinação dos profissionais da área trabalhista".

Ao abrir a cerimônia, o presidente da OAB/Niterói reverenciou os profissionais homenageados e lembrou que os advogados trabalhistas hoje estão em uma posição privilegiada. "É importante destacar a garra destes profissionais na luta pelo Direito. Vale lembrar que, atualmente, a OAB tem como seus presidentes advogados trabalhistas", comentou Antonio José, citando Felipe Santa Cruz, da OAB/RJ, e ele próprio, na OAB/Niterói, além de diversos presidentes de subseções do Estado.

"Fomos eleitos pela classe e estamos trabalhando para a classe. Lutamos e conseguimos colocar a OAB neste patamar atual, graças também ao apoio do nosso antecessor, Wadih Damous, que abriu o caminho. Estamos dando continuidade ao brilhante trabalho dele. A advocacia trabalhista é assim, de luta e de guerra, brigando sempre pelo direito dos colegas e dos cidadãos", exaltou Antonio José.

Felipe abriu seu pronunciamento destacando a união de todos e a formação direta e objetiva do advogado trabalhista, que marca presença na OAB do país inteiro. "Esta não era uma tradição; a história da Ordem mostra que seus dirigentes sempre foram criminalistas. A entidade hoje, além de tratar dos direitos da nação, trata também dos direitos dos advogados. Uma vitória muito importante foi a briga pela inclusão da classe na tabela 4 do Simples; já passou na Câmara e estamos  aguardando a resposta do Senado. Junto com a tramitação da Sociedade Individual, uma iniciativa que nasceu na OAB/RJ, esperamos, com a redução da carga tributária, mudar a vida dos advogados; fazer com que nossa sociedade se fortaleça, com o advogado tendo o retorno financeiro da sua atuação", atestou, frisando que a OAB também tem lutado pelas prerrogativas e pelo honorário de sucumbência do profissional trabalhista.

Felipe também destacou que este ano está sendo muito difícil em termos de trabalho para os advogados e para a OAB, que já reduziu seu quadro de funcionários para conter custos. "A qualquer preço, a OAB/RJ e a OAB/Niterói têm procurado oferecer aos colegas uma infraestrutura capaz de ajudá-los no exercício da profissão", comentou.

Ao encerrar a cerimônia, Antonio José lembrou que a Justiça do Trabalho tem raízes profundassem Niterói. “Como exemplo podemos citar o advogado e deputado federal Acúrcio Torres, líder do governo do presidente Eurico Gaspar Dutra (1946 a 1951) e autor da emenda constitucional de 1946, que resultou na inclusão da Justiça do Trabalho no Poder Judiciário, e o ministro Geraldo Bezerra de Menezes, fundador e primeiro presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST)”, destacou.

Receberam a homenagem os seguintes advogados: Alessandra da Cunha Pinto, Alexandre Costa Peçanha, Alexandre Vergetti Diniz, Ana Martha Mandetta, Aníbal Bruno Neto, Bruno Roberto de Souza, Daiene Preissler Gutierrez, Fernando Gonzaga Agapito  da Veiga,  José Mendonça Filho, Marcio Maia de Araújo Palmar, Marco Antonio Pereira de Figueiredo, Nina Maura Ribeiro Fragni, Paulo Afonso Pinheiro Ribeiro, Pedro Gomes de Oliveira  e Vânia Lima da Costa Nascimento.

Além dos presidentes da Seccional e de da Subseção de Niterói, compuseram a mesa o desembargador Ivan Alemão; Índio do Brasil Cardoso, ex-presidente da OAB Niterói; Marcelo Gomes Cruz, presidente da Associação Fluminense de Advogados Trabalhistas (Afat); Cesar Augusto Valentim Meira, presidente do Clube dos Advogados de Niterói; Waltair Costa de Oliveira, conselheiro da OAB/Niterói e presidente da Comissão de Relações de Trabalho; Aderson Bussinger e Roberto de Andrade, conselheiros da OAB/RJ; a tenente Polícia Militar Paula Almeida, representando o coronel Theóphilo José da Costa Neto, diretor da Policlínica Militar de Niterói (parceira da OAB/Niterói no projeto Saúde Itinerante); Nelson Fonseca, presidente da Comissão de Ética e Disciplina da OAB/Niterói; Carlos Antônio Spitz, secretário geral da OAB/Niterói; Antônio Paulo Pedroso, representando a Associação dos Advogados do Mercado Imobiliário, e Anderson Prezia, assessor da presidência da OAB/RJ.

Também estiveram presentes Fernando Praxedes, presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas da OAB/Niterói, Hélio Consídera, diretor do Departamento de Cultura e Eventos da OAB/Niterói, além de diversos advogados do estado, como Sidnei Nunes, ex-presidente da OAB de Três Rios; Arthur Lemgruber, de Sapucaia, e Flávio Peralta, de Levy Gasparian, que lotaram o auditório da entidade.