07/10/2008 - 16:06

OAB/Niterói comemora Dia do Idoso

Da redação das Tribuninhas

07/10/2008 - No dia 1ª de outubro, a OAB/Niterói comemorou o Dia do Idoso propondo uma reflexão sobre a situação da Terceira Idade no País. Aberto pelo Coral da OAB Niterói, o encontro foi presidido por Fernando Dias, diretor-tesoureiro da entidade e coordenador do evento.

A primeira palestra, realizada pelo advogado Waldenir de Bragança, abordou o tema Preparação para a aposentadoria e a saúde na terceira idade; em outra o desembargador Jorge Loretti destacou O Estatuto do Idoso; encerrando, Benedito Joaquim dos Santos enfocou A importância da organização de aposentados, pensionistas e idosos. Os três palestrantes foram homenageados pela 16ª Subseção ao final da comemoração.

O presidente da Subseção de Niterói, Antonio José Barbosa da Silva, destacou a importância do idoso na sociedade. "Eles merecem todo o apoio, respeito e veneração da OAB. Prestaram e continuam prestando importantes serviços, cada um na sua área de atuação, em favor do engrandecimento do País. A atual gestão da Ordem considera os idosos um segmento de máxima importância no contexto da sociedade. Eles devem ser sempre venerados", afirmou.

Participaram, ainda, do encontro, Michel Saad, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Niterói; Hélio Consídera, presidente da Comissão de Seleção e Inscrição e membro da Comissão do Idoso da OAB/Niterói; além de Sérgio Chacon, presidente da Comissão de Arte e Lazer Cultural da 16ª Subseção.

No Brasil, o Dia Nacional do Idoso é celebrado em 27 de setembro. Criado em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal, serve para discutir a condição dos idosos no País, seus direitos e dificuldades. No dia 1º de outubro, se comemora o Dia Internacional do Idoso.