29/03/2011 - 15:49

COMPARTILHE

OAB/Leopoldina pede que novo Fórum esteja preparado para o processo digital

redação das Tribuninhas

Com a aproximação do fim das obras do novo Fórum Regional da Leopoldina, a Diretoria da 58ª Subseção encaminhou um ofício à direção do Fórum solicitando a implantação do processo digital na comarca. Segundo o presidente da OAB da Leopoldina, Frederico Mendes, a virtualização possibilita um andamento processual mais célere, podendo compensar a carência de serventuários. "Colocamos a sala da OAB à disposição do Tribunal de Justiça. A Subseção se comprometeu a prepará-la para auxiliar os advogados que eventualmente tenham dificuldades para adaptação. Esperamos uma integração do Tribunal de Justiça com a OAB para garantir mais esse avanço aos nossos jurisdicionados", afirmou. 

Vale lembrar que o projeto OAB Século 21 vai, gradativamente, estruturar as salas da Ordem para a utilização do processo eletrônico. Em entrevista à TRIBUNA DO ADVOGADO REGIONAL, o diretor do Departamento de Apoio às Subseções (DAS), Felipe Santa Cruz, explicou que, até o fim de abril, devem ser inauguradas salas no modelo atualizado do projeto - que inclui, além de novos computadores com acesso à internet, a instalação dos softwares de cada tribunal para o peticionamento eletrônico e dos leitores de cartões para a certificação digital dos colegas. 

"A Ordem está reafirmando seu objetivo de oferecer serviços para os advogados, especialmente, em relação à digitalização da Justiça. O Século 21, em grande parte, já abrange o peticionamento eletrônico. O que faltavam eram os leitores de cartão e o treinamento de funcionários sobre o assunto. E estamos investindo nisso", afirmou Felipe. 

Ainda de acordo com ele, as salas da OAB nos fóruns servirão como centrais de peticionamento eletrônico, complementando o atendimento das centrais de inclusão digital, anunciadas no Colégio de Presidentes das Subseções, em fevereiro. 

Abrir WhatsApp