18/07/2016 - 19:53 | última atualização em 20/07/2016 - 15:18

OAB/Itaperuna celebra 50 anos com presença de seu 1º presidente

Foto: Lula Aparício   |   Clique para ampliar
A presença de Josias Teixeira Piredda, primeiro presidente da OAB/Itaperuna – entre 1966 e 1975 – foi o ponto alto da comemoração dos 50 anos da subseção. Piredda chegou ao evento após o início dos discursos e foi ovacionado de pé pelos presentes. "Muito obrigado, estou emocionado. Espero que todos vocês, que hoje comandam a OAB, possam continuar ajudando a colocar ordem em tudo o que diz respeito à Justiça em nosso país", afirmou o advogado.

Assim como tem acontecido nas demais subseções que completaram 50 anos em 2016, o atual presidente da OAB/Itaperuna, Zilmar Júnior, agradeceu a todos os funcionários e dirigentes que já passaram pela unidade. "É preciso reconhecer o esforço de todos os que me antecederam. Fico muito honrado em presidir a subseção neste momento. Começamos, hoje, a escrever a história do próximo meio século", disse.

O presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz, destacou a importância que os advogados do interior têm na atual estrutura da Ordem. Como exemplo, citou Carlos André Pedrazzi, ex-presidente da OAB/Nova Friburgo e atual diretor do Departamento de Apoio às Subseções (DAS). "Aprendi quase tudo o que sei de OAB com os presidentes de subseção, quando dirigi o DAS. Hoje, Pedrazzi representa uma das ideias centrais de minha gestão: quem comanda as subseções são as próprias subseções", explicou.

Pedrazzi reafirmou as vantagens de já ter liderado uma unidade da Ordem no interior e destacou o papel institucional da entidade. "Muitos questionam o porquê da OAB participar de tantas questões da sociedade. Ao fazermos isso estamos apenas cumprindo nosso estatuto", explicou.

O diretor do Centro de Documentação e Pesquisa da OAB/RJ, Aderson Bussinger contextualizou o momento de criação das primeiras subseções. "Tudo aconteceu em plena ditadura. Na época, qualquer reunião era mal vista. Fico imaginando o quanto era pior no interior do estado".

Indo ao encontro do discurso de Aderson, o tesoureiro da Seccional, Luciano Bandeira, elogiou a postura da Ordem nos momentos mais críticos da história do Brasil. "Tivemos papel fundamental na reconquista do Estado Democrático de direito e vamos continuar nossas caminhada. Nossa história será ainda maior", projetou.

O ex-presidente da subseção Romualdo Mendes de Freitas representou todos os ex-mandatários. "Esta homenagem é um resgate da cidadania. Rememoramos a representação que tivemos aqui nos últimos 50 anos", afirmou. Mostrando conhecimento da história da OAB/Itaperuna, ele traçou um perfil de todos os dirigentes que o antecederam.

Completaram a mesa do evento o procurador-geral da OAB/RJ, Fábio Nogueira; o vice-presidente da Caarj, Fred Mendes e o Corregedor da Seccional, Romualdo Mendes de Freitas Filho.

Após os discursos, os ex-presidentes receberam placas comemorativas e todos os advogados com mais de 50 anos de profissão foram homenageados com a medalha Sobral Pinto.

Compareceram ao evento o coordenador do DAS na capital, Ricardo Menezes; a vice-presidente da Comissão OAB Mulher da Seccional e os presidentes das subseções de Campo Grande, Mauro Pereira; Petrópolis, Marcelo Schaefer; Cantagalo, Pedro Rogerio da Silva Alves; Santo Antônio de Pádua, Adauto Furlani; Itaocara, Fernando Marron; Cordeiro, Wilson Vieitas; Cambuci, Alex Bitencourt; Mangaratiba, Ilson Ribeiro; Rio das Ostras, Norma Ferreira; e Santa Cruz, Paulo dos Santos Freitas.