22/05/2014 - 15:53

OABExpo encerra sua terceira edição com expansão para interior

A terceira edição da OABExpo acabou nesta quarta-feira dia 21. As palestras mais procuradas foram as que trataram de temas da gestão de escritórios e carreira profissional, além do Código de Processo Civil e dos cursos de peticionamento eletrônico - uma novidade desse ano, em função da necessidade dos advogados. Por conta do sucesso do evento, a OAB/RJ vai promover a interiorização da feira: em agosto, a OABExpo será levada para quatro locais em regiões diferentes do Estado, ainda a serem definidos. A organização será feita em conjunto com as subseções e as faculdades de Direito locais, atendendo aos colegas da capital e do interior.

A OABExpo 2014 contou com a participação de cerca de 2 mil pessoas, e teve mais de 50 palestras sobre temas do Direito, gestão, além de estandes da OABPrev e da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro (Caarj), de editoras, cooperativas de crédito, seguradoras e de empresas de software jurídicos, recrutamento, digitalização de processos, entre outras áreas ligadas ao dia a dia da advocacia.

A palestra de abertura foi ministrada pelo vice-presidente da OAB/RJ, Ronaldo Cramer, que tratou do novo Código Processual Civil (CPC). Segundo ele, o novo CPC pode entrar em vigor ainda em 2014. "A aprovação desse diploma legal nesse ano é quase certa, é do interesse do Senado também", disse, lembrando que após ser aprovada no Senado e na Câmara, a matéria agora depende revisão do Senado e seguirá depois para sanção presidencial. Após as palestras iniciais, a programação seguiu com temas como Direito Constitucional, peticionamento eletrônico, gestão de pessoas e coaching. A cerimônia de entrega de carteiras também fez parte do evento, na tarde do dia 19. No dia 20, os temas concorridos foram Direito Processual Civil e peticionamento eletrônico, uma novidade dessa edição.

Em uma avaliação inicial, o organizador do evento, Diogo Hudson, acredita que a edição 2014 da OABExpo tenha superado as anteriores em número de participantes e nível de satisfação. "Este ano os estandes foram direcionados para a demanda do dia a dia dos advogados. Os temas jurídicos como Processo Civil e peticionamento eletrônico tiveram bastante procura, mas o grande destaque foi a gestão de escritórios de advocacia, um tema ao qual os profissionais não têm tanto acesso", explicou. Hudson planeja para a edição de 2015 mais estandes e divulgação de alcance nacional - segundo ele, cerca de 15% do público vem de outros estados. "Vamos manter a feira aqui na OAB/RJ, mas talvez utilizando o 9º andar, que tem mais espaço", completou.

Para o tesoureiro da Caarj, Renan Aguiar, que fez parte da mesa de abertura do evento, apoiar a OABExpo é parte da função da Caixa de Assistência. "Para a Caixa é um grande prazer poder participar e patrocinar mais uma vez esse evento, que já está se consolidando. Pensar no bem-estar e na saúde dos advogados também é pensar na sua qualificação profissional". Na mesma oportunidade, o vice-presidente da Comissão de Direito à Educação (CDE) da OAB/RJ, Rogério Borba, ressaltou que nesta edição houve uma aproximação maior com os cursos de Direito. "Esse ano fizemos contato com as faculdades do Rio de Janeiro, e mais da metade delas enviou indicações de palestrantes ou presidentes de mesa. Isso é significativo no que diz respeito ao estreitamento de relações entre a Ordem e as faculdades", concluiu Borba.