29/08/2013 - 18:14 | última atualização em 29/08/2013 - 19:43

OAB/Cordeiro ganha sua sede própria

Consolidação de um sonho. Assim foi definida pelos advogados de Cordeiro a inauguração da sede própria da OAB local. O espaço recebeu o nome Sebastião Naegele, em homenagem ao primeiro presidente da subseção. "Foi com a luta deste homem que esta subseção foi criada. A Justiça deve ser cega para garantir a imparcialidade, mas precisa estar de olhos abertos para reconhecer quem realmente merece. Por isso esta homenagem, ainda em vida, com a presença de nosso homenageado e sua família. Devemos honrar a história de quem começou a plantar este sonho no passado", disse Rilley Werneck, atual presidente da entidade.

Felipe Santa Cruz
presidente da OAB/RJ
Composta de uma Central Digital, com dois computadores e apoio ao peticionamento eletrônico, auditório e um escritório compartilhado, para Werneck, a sede é a verdadeira Casa do Advogado. "Local onde será possível exercer a profissão e debater os temas de interesse com dignidade", classificou.

"Um dos serviços que considero de maior relevância é o escritório compartilhado. Vejo nele, uma porta aberta para os novos advogados. Todos sabem como é duro o início da carreira, quando ainda não temos condições de estabelecer nosso próprio escritório. Neste espaço, os colegas terão a privacidade e o conforto de poderem atender seus clientes a contento", analisou Werneck.

Destacando a boa fase de recuperação do papel social da entidade, Felipe Santa Cruz, presidente da Seccional, aponta a necessidade de espaços semelhantes em todo o estado, reforçando a presença da OAB.
"A pergunta que o Brasil tem feito nos últimos tempos é qual o papel da advocacia para o povo? Afirmo que nossa profissão é mãe e pai da democracia brasileira. Mesmo com tantas dificuldades, temos um país com impressa livre, tribunais livres e um povo que pode manifestar seus interesses. As pessoas dizem que o presidente da Ordem perde tempo falando de outros assuntos. Mas estou falando de assuntos que interessam à advocacia. Nós somos a ponte da cidadania e da sociedade civil com o futuro da democracia. Não vamos abdicar este papel por um dia qualquer. Vamos fortalecer nossa luta espalhando auditórios como este, em que  assuntos de interesse da classe e da sociedade possam ser debatidos em conjunto com o legislativo, com o executivo e com a sociedade civil organizada. É uma honra para mim inaugurar espaços como este hoje", enfatizou Felipe.

Para o ex-presidente da 45ª Subseção, Dominique Sander - em sua gestão que a nova sede foi adquirida pelos então presidentes da OAB/RJ, Wadih Damous, e da Caarj, Felipe Santa Cruz -, é importante que os advogados aproveitem o novo espaço para estreitar a união em prol de lutas maiores para a classe e para a sociedade. "Advogados unidos conseguem muita coisa. A história do nosso país nos prova isso. O nosso poder é exclusivamente a palavra, mas através da palavra muita coisa pode ser modificada", concluiu.

Localizada próxima ao Fórum da comarca, a nova sede ocupa duas salas no 3º andar do edifício comercial Serra Viva. Ao lado do Cartório do Ofício Único.

Participaram da cerimônia, além de autoridades locais, os presidentes da Caarj, Marcello Oliveira, e das subseções da Leopoldina, Frederico Mendes, e Ilha do Governador, Luiz Carlos Varanda; os tesoureiros da OAB/RJ e da Caarj, Luciano Bandeira e Renan Aguiar, respectivamente; e os assessores da Presidência da Seccional, Anderson Prézia e Willian Muniz.