25/07/2016 - 11:44 | última atualização em 25/07/2016 - 14:19

OAB/Barra do Piraí comemora 50 anos recebendo novas advogadas

Das 13 subseções que completam 50 anos em 2016, quatro delas se localizam no Sul Fluminense. Na região, as comemorações da data tiveram início na última sexta-feira, dia 22, quando uma comitiva da Seccional chegou a Barra do Piraí. O presidente da subseção local, Cristopher Almada, aproveitou a oportunidade para entregar a carteira da Ordem a duas novas advogadas. "Estamos comemorando uma história vitoriosa e de boas lembranças. Por isso, nada melhor do que prestar um tributo aos responsáveis por nossa trajetória ao mesmo tempo em que trazemos novos colegas para o nosso convívio", disse.

Ele exaltou a força da advocacia na região e o trabalho coletivo na criação da subseção. "Estar à frente da OAB neste momento é uma honra para mim, assim como é, para Barra do Piraí, ser uma das 13 pioneiras. Sempre lutamos por nossos direitos, e só somos fortes graças ao esforço de cada um. Defendendo o diálogo, mas partindo para o embate sempre que necessário, cabe a nós plantar a semente do próximo meio século", afirmou.

Representando o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, o tesoureiro Luciano Bandeira destacou a importância das unidades do interior na cotidiano da Ordem atualmente. "Hoje, todo o estado tem vez e voz. Diversas pessoas que estiveram à frente de subseções participam ativamente da vida da Seccional", afirmou, citando o próprio exemplo, por ter comandado a OAB/Barra da Tijuca. Ele lembrou, também, o vice-presidente da Caarj, Frederico Mendes e o diretor do Departamento de Apoio às Subseções (DAS), Carlos André Pedrazzi, que presidiram respectivamente as subseções da Leopoldina e de Nova Friburgo.

Ambos fizeram parte da mesa do evento. Em sua fala, Pedrazzi valorizou o papel institucional da Ordem e o prestígio da entidade perante a sociedade. "Como dirigentes, devemos servir antes de sermos servidos. No momento atual do país, é fundamental cumprirmos nosso estatuto e atuarmos na busca de igualdade social e de uma sociedade equilibrada", ressaltou.

Foto: Lula Aparício   |   Clique para ampliar
O contexto no qual foram criadas as primeiras subseções foi abordado pelo diretor do Centro de Pesquisa e Documentação da Seccional, Aderson Bussinger. "Imaginem as dificuldades de se advogar há 50 anos, sem a estrutura que as subseções oferecem atualmente. E isso em um momento difícil politicamente, governados por uma ditadura militar", lembrou.

Ex-presidente da OAB/Barra do Piraí, Leni Marques elogiou a união dos advogados da região e a iniciativa de resgatar a história. "é emocionante fazer parte desta história e ter convivido com nomes fundamentais em nossa caminhada. Só percebi a importância da Ordem e o que ela representa para a cidadania ao assumir o comando da subseção. Rememorar nossa trajetória é fundamental". Ele e os demais ex-presidentes foram homenageados com placas comemorativas alusivas à data.

Formou a mesa, também, o procurador-geral da Seccional, Fábio Nogueira.

Prestigiaram o evento o coordenador do DAS na capital, Ricardo Menezes, e os presidentes das subseções de Rio Claro, Adriana Moreira; Paraíba do Sul, Eduardo Langoni; Valença, Fábio dos Anjos; de Barra Mansa, Noé Garcez; Belford Roxo, Abelardo Tenório; Ilha do Governador, Luiz Carlos Varanda.