06/06/2011 - 16:06

OAB e senadores visitam área onde foram assassinados dois líderes rurais

Do site do Conselho Federal

06/06/2011 - O diretor -tesoureiro do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Miguel Cançado integra nesta segunda-feira, dia 6, a comissão externa do Senado formada para acompanhar as investigações dos assassinatos de agricultores que lutavam contra a extração ilegal da madeira na Amazônia. A comitiva já chegou a Porto Velho, de onde segue para Extrema, distrito localizado a 356 quilômetros da capital rondoniense. Ainda de manhã, os parlamentares e o representante do presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, têm encontro com trabalhadores rurais e autoridades locais.

Fazem parte da comitiva, além de Cançado, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e os senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Pedro Tasques (PDT-MT) e Valdir Raupp (PMDB-RO),  o secretário de Produção Rural do Amazonas, Eron Bezerra, e representantes da Comissão Pastoral da Terr e do Ministério Público Federal.

A comitiva, que retorna a Brasília ainda nesta segunda, pretende visitar nos próximos dias Nova Ipixuna, no sudeste do Pará, onde foram assassinados Eremilton Pereira dos Santos e o casal de agricultores José Cláudio Ribeiro e Maria do Espírito Santo. Na região, em Eldorado dos Carajás, também foi morto na última quarta-feira, dia 1º, Marcos Gomes da Silva.