07/07/2009 - 16:06

COMPARTILHE

OAB Século 21 chega a mais cinco subseções do Noroeste do Estado

OAB Século 21 chega a mais cinco subseções do Noroeste do Estado

 

 

Da redação das Tribuninhas

 

07/07/2009 - Entre os dias 2 e 3 de julho a Seccional do Rio inaugurou novos espaços dentro do projeto OAB Século 21, desta vez cinco subseções do noroeste do Estado foram as beneficiadas pelas reformas– que modernizaram e equiparam salas dos advogados e sedes. Envolvido em uma resolução judicial com o Tribunal Regional Federal, o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, não pôde comparecer às inaugurações do dia 2 de julho - Itaocara, Cambuci e São Fidélis. No dia 3, ele se encontrou com a comitiva, composta pelo diretor do Departamento de Apoio às Subseções, Felipe Santa Cruz, e pelo secretário-geral da Seccional, Marcos Luiz de Oliveira, e juntos inauguraram novos espaços em Itaperuna e Miracema.

 

Em Itaocara, os profissionais de Direito ganharam uma moderna sala dos advogados no novo Fórum. O presidente da Subseção, Fernando José Marrom, declarou que, em sua primeira inauguração, realizada em janeiro, o Fórum não oferecia um espaço para abrigar a sala da OAB. "Somente com a entrada do desembargador Luiz Zveiter no TJ é que os advogados ganharam o espaço", acrescentou.

 

Outro problema: apesar de inaugurado e pronto para funcionar, o Fórum não possuía um juiz - titular. "Há apenas uma semana esta situação mudou e ganhamos um juiz para dirigir nosso Fórum. Temos, hoje, dois motivos para comemorar", ressaltou Fernando Marrom. Para o juiz - titular Rodrigo Rocha de Jesus fica a responsabilidade de dar andamento aos mais de 8 mil processos existentes na Comarca. Para os advogados, a nova sala - com dois computadores, TV, aparelho de DVD, e mesa de reunião - será mais um instrumento de trabalho, facilitando o dia-a-dia da profissão. 

 

 

Preservando a história da OAB

 

A Subseção de Cambuci teve a sua sede, localizada em um prédio anexo ao Fórum da cidade, toda reformada. Em uma homenagem do presidente da Subseção, Pedro Paulo Tarso Vieira de Lima, o novo espaço recebeu o nome do advogado já falecido Celso Andrade Neves. Na presença da mãe do homenageado, Maria Nilda Andrade Neves, de seu irmão, Cléber Andrade Neves, e cunhada, Rosa Quarteirole, o presidente da Subseção de Cambuci, emocionado, salientou a importância de preservar a história da OAB, homenageando profissionais que fizeram a diferença para a advocacia do País. "Só somos grandes como instituição porque sabemos preservar a nossa história", assinalou Pedro Paulo Vieira de Lima.

 

O novo espaço conta com três computadores modernos, TV, aparelho de DVD, sala para reuniões, e um pequeno auditório. Na cerimônia de inauguração, o secretário-geral da OAB/RJ, Marcos Luiz de Oliveira, destacou que a intenção da Seccional não é oferecer espaços luxuosos, e sim, dar instrumentos para facilitar o exercício da profissão. Felipe Santa Cruz, diretor do DAS, ressaltou que o projeto se chama Século 21 porque representa o nível que a OAB quer elevar seus profissionais, adequando a todos, sem distinção, às transformações deste século. Na mesma cerimônia o presidente da Subseção de Miracema, Hanry Félix El-Khouri, doou dois aparelhos de ar-condicionado para a OAB/Cambuci.

 

 

Encontro de gerações

 

A inauguração das reformas na sede da Subseção de São Fidélis foi marcada pelo encontro de duas pontas da advocacia na região: O decano de São Fidélis - advogado mais velho da região - Dinancy de Almeida Santos, com o calouro dos advogados da cidade, Thiago Hespanhol. Para o presidente da OAB/São Fidélis, Hélio Leite da Silva, é bom ver que a advocacia se renova no município, sem perder as heranças deixadas pelos advogados que ajudaram a construir a Subseção.

 

Dinancy de Almeida Santos foi presidente da OAB/São Fidélis por dois mandatos, e também conselheiro da Seccional.  Para a esposa de Dinancy de Almeida Santos, Maria da Conceição Almeida Santos, tudo só foi possível porque seu marido nunca se comportou como um advogado de cidade pequena. "Ele sempre foi um profissional representante do Direito, grande e importante como todos os outros, e nunca se diminuiu", salientou.

 

Segundo o secretário-geral da OAB/RJ, Marcos Luiz de Oliveira, a intenção do projeto OAB Século 21 é justamente esta, igualar todos os profissionais do Estado, sem distinguir a qual comarca ele pertence, e nem se ele é iniciante na profissão, como Thiago Hespanhol, ou experiente como Dinancy. "Em todas as subseções mantivemos o mesmo padrão do projeto: mesmo tipo de equipamentos e mobiliário", afirmou o secretário-geral. A sede conta, agora, com 4 novos computadores, TV, aparelho de DVD, além de livros jurídicos atualizados.

 

 

Reivindicações que ajudam a crescer

 

A sala dos advogados no Tribunal Regional do Trabalho de Itaperuna, que atende a todos os advogados do norte e noroeste do Estado, foi inaugurada no dia 3 de julho, e o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, se integrou à comitiva de inaugurações. Ao chegar à sala, o presidente da Seccional foi recebido por dois advogados de Itaperuna, Marinhozélia Freitas Fusco e Miguel Fusco Filho, seu marido, que fizeram uma série de reivindicações. Para Wadih, este é o espírito que deve predominar na advocacia, o da luta constante pela melhoria, e a busca pelo espírito de parceria. "Somente através de reivindicações é que a Seccional pode tomar conhecimento dos problemas enfrentados pelos advogados, e tomar providências para mudar essa realidade", salientou Wadih Damous.

 

Marinhozélia Freitas Fusco, há 20 anos na advocacia, reivindicou esclarecimentos sobre os serviços prestados pela Caarj, que segundo ela é insuficiente para os advogados da região. E seu marido, Miguel Fusco Filho, enalteceu a importância de inaugurações como a que se realizava na sala dos advogados do TRT. "Esta cerimônia é mais do que uma simples inauguração. Esses são espaços físicos que marcam a presença da OAB dentro dos Tribunais e Fóruns. É a materialização do papel combativo dos advogados", afirmou.

 

O novo espaço no TRT conta com 4 novos computadores, TV, DVD, 2 sofás, máquina fotocopiadora,  impressora, e uma sala de reuniões para os advogados.

 

 

Parcerias em destaque

 

O novo Fórum de Miracema, inaugurado no dia 4 de junho, agora abriga a sede da 10ª Subseção. Um espaço amplo, que conta com 4 computadores modernos, aparelhos de TV e DVD, máquina fotocopiadora, impressora, sofás, uma sala de reunião para os advogados e outra para a diretoria da subseção, além do gabinete da presidência da OAB/Miracema. Uma das primeiras subseções criadas no Estado, Miracema foi elevada há pouco tempo à segunda entrância, e na inauguração da nova sede a importância desta elevação foi reconhecida. "O desembargador Marcos José de Souza Favier merece todo nosso agradecimento por conseguir elevar a nossa Comarca. Temos em nossa história grandes parcerias, e só dessa forma conseguimos crescer", assinalou Hanry Felix El-Khouri, presidente da Subseção de Miracema.

 

A parceria com a Seccional também foi destacada, e o presidente Wadih Damous salientou o quanto considera importante inaugurar espaços como este: "Quem é atuante na profissão sabe o quanto fundamental é ter salas da OAB, bem equipados, para atender as urgências da advocacia". E por falar em parceiros, Miracema conseguiu reunir em sua inauguração 14 presidentes de Subseções, a juíza diretora do Fórum de Miracema, Renata Palheiros Mendes, o representante do Ministério Público Estadual, Carlos Felipe Felix Ventura Lopes, e o defensor público da comarca, Marcos dos Reis Lang, além da diretoria da Seccional, representada pelo seu secretário-geral, Marcos Luiz de Oliveira, o tesoureiro da OAB/RJ, Sérgio Fisher, o diretor do Departamento de Apoio às Subseções, Felipe Santa Cruz, o diretor da Caarj, Ricardo Menezes, e o presidente da Comissão de Estágios da Seccional, Renan Aguiar.

Abrir WhatsApp