01/12/2009 - 16:06

COMPARTILHE

OAB quer impeachment de Arruda

OAB quer impeachment de Arruda


Do jornal O Dia
 
01/12/2209 - A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vai pedir à Câmara Legislativa do Distrito Federal (DF) o impeachment do governador José Roberto Arruda (DEM) e de seu vice, Paulo Octávio (DEM), por crime de responsabilidade.

Os dois são acusados pela Polícia Federal (PF), na Operação Caixa de Pandora, de liderarem esquema de mensalão no governo do Distrito Federal. Para o presidente da OAB, Cezar Britto, são "incontestáveis" os indícios de envolvimento do governador e do vice no caso, que envolveria pagamento de propinas a deputados distritais. Ontem, PPS, PDT e PSB deixaram cargos que ocupavam no governo de Arruda.

A Executiva Nacional do PSDB se reúne hoje para decidir se também abandona o governador. Antes do escândalo, Arruda tinha apoio da maioria dos 24 deputados da Câmara Legislativa do DF.

Em declaração ontem, o governador voltou a afirmar que o dinheiro que ele aparece recebendo em vídeos do ex-secretário de Relações Institucionais, Durval Barbosa, autor das denúncias, seriam doações de campanha, que teriam sido usadas em ações sociais. Arruda já havia alegado que parte do dinheiro teria sido usada na compra de panetones para pessoas carentes.

O governador atacou Barbosa, disse que vai continuar no cargo e questionou gravações apresentadas como provas pela PF. "Confiamos na Justiça e vamos continuar trabalhando". Arruda se reuniu com a cúpula do DEM para se explicar.

O partido propôs duas alternativas a ele, único governador da legenda: ou se desfilia ou o DEM abre processo de expulsão. Arruda não concordou e ainda ameaçou radicalizar com o partido, se rádicalizassem com ele.

Além de Arruda e do vice Paulo Otávio, o DEM tem o presidente da Casa, Leonardo Prudente, outro acusado no caso, que aparece em vídeo guardando dinheiro no paletó e nas meias. Ele se defendeu, dizendo que guardou a quantia nas meias por segurança.

A deputada Erika Kokay (PT), presidente do Conselho de Ética, disse que pode ser preciso uma intervenção no Distrito Federal.

Abrir WhatsApp