27/08/2014 - 10:33

OAB presente à posse da nova corregedora nacional de Justiça

site do Conselho Federal

A OAB Nacional esteve presente nesta terça-feira, dia 26, à posse da ministra do STJ Nancy Andrighi para o cargo de corregedora nacional de Justiça do CNJ. Ela substitui o ministro Francisco Falcão, eleito presidente do Superior Tribunal de Justiça. A posse foi conduzida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski.

Em seu discurso de posse, Nancy Andrighi prometeu celeridade no julgamento das ações, mas sem expor os magistrados que enfrentam os processos. Também disse que reforçará e reafirmará a competência dos corregedores gerais de Justiça. “A Corregedoria é porto seguro para todos os envolvidos no trabalho de prestação jurisdicional”, afirmou a ministra. “Conto com a participação dos advogados, membros do Ministério Público e da Procuradoria-Geral da República. O trabalho nos une e só assim atingiremos a meta de melhorar o serviço prestado aos cidadãos.”

Ao transmitir o cargo à Nancy Andrighi, o ministro Francisco Falcão afirmou a Corregedoria é fundamental para estabelecer um caminho harmônico para a autonomia dos tribunais e para um Judiciário respeitado. Lewandowski destacou os estudos e projetos conduzidos por Nancy para o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional e desejou êxito no novo cargo, “que será conduzido com firmeza e brandura”.

Nascida em Soledade (RS), a nova corregedora do CNJ começou sua carreira na Justiça de primeiro grau do Rio Grande do Sul. Depois de exercer o cargo de juíza de Direito no Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS), foi desembargadora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), onde ajudou na implantação pioneira das juntas de conciliação. Em 1999 foi nomeada para o STJ, e em 2011, assumiu a Corregedoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde exerceu o cargo até 2013.