18/04/2018 - 11:36 | última atualização em 20/04/2018 - 14:59

COMPARTILHE

OAB Mulher inicia caravana por efetividade da Lei Julia Matos

redação da Tribuna do Advogado

         Foto: Lula Aparício  |   Clique para ampliar
 
 
Buscando garantir a efetividade da Lei Julia Matos em todo o estado, a OAB mulher da Seccional iniciou nesta segunda-feira, dia 16, uma caravana que vai percorrer o Rio de Janeiro conversando com os responsáveis pelos fóruns e tratando das prerrogativas das advogadas. As visitas começaram pela Leopoldina, onde a presidente da comissão, Marisa Gaudio, afirmou haver poucos problemas. Ao diretor do fórum local, juiz Pedro Antonio de Oliveira Júnior, foi solicitado um fraldário e um espaço para amamentação, demandas imediatamente aceitas por ele. "Vamos pessoalmente falar com os responsáveis. Queremos garantir de uma vez por todas os direitos de nossas colegas", explicou Gaudio.

Acompanhando a caravana, a presidente da OAB/Leopoldina, Talita Menezes, destacou a importância da luta conjunta pela aplicação da lei e reafirmou o bom relacionamento entre a advocacia e o Poder Judiciário na região. "Temos um bom trato com o tribunal, conseguimos tudo o que pedimos até agora. Vamos continuar com o trabalho de conscientização", afirmou.

A OAB/RJ já tinha enviado ofício, por meio da OAB Mulher e da Comissão de Prerrogativas, para todas as serventias do estado solicitando o cumprimento da Lei Julia Matos. Na ocasião, o tesoureiro da Seccional e presidente da Comissão de Prerrogativas, Luciano Bandeira, defendeu "a ênfase aos direitos das colegas, conquistados após muita luta" e prometeu "intensificar a fiscalização e tomar providências em caso de violações".
 
Nesta nova etapa, a intenção de Gaudio é formar a caravana sempre com o presidente da subseção local e ao menos uma integrante da comissão. Durante as visitas desta segunda, a coordenadora do grupo de trabalho da OAB Mulher que trata de prerrogativas, Fernanda Mata, foi a outra representante na comitiva da Ordem.

Em seguida, a caravana seguiu para a Subseção da Ilha do Governador, onde se juntaram ao grupo o presidente da Ordem local, Luiz Carlos Varanda; a presidente e a secretária-geral da OAB Mulher/Ilha do Governador, respectivamente Ângela Maria Alencar e Ligia de Freitas a advogada grávida Lidiane Silva.
 
Na próxima semana, Gaudio segue para o Norte Fluminense, onde passa por todas as subseções, de Bom Jesus do Itabapoana até Campos. Em 2 de maio, a caravana chega à Região dos Lagos e para em Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Búzios. Entre os dias 7 e 10, receberão a comitiva as subseções de Maricá, Saquarema, Araruama, Campo Grande, Santa Cruz , Barra da Tijuca, Itaboraí, Rio Bonito, Magé e Petrópolis. Em 17 de maio, São Gonçalo é a ultima parada do projeto no mês.
Abrir WhatsApp