15/08/2013 - 16:58 | última atualização em 15/08/2013 - 17:01

OAB Expo vai até amanhã na sede da OAB/RJ

A OAB Expo, maior evento jurídico do Rio de Janeiro, continua nesta quinta-feira dia 15 de agosto. Além das palestras gratuitas, há uma área de estandes com oferta de produtos e serviços ligados à advocacia. As atividades começaram dia 14 e vão até esta sexta-feira, dia 16, no 4º andar da sede da OAB/RJ.

Na parte da manhã desta quinta-feira, a palestra sobre o novo CPC lotou o plenário Evandro Lins e Silva. O palestrante foi o vice-presidente da OAB/RJ, Ronaldo Cramer, que começou falando da tramitação do novo Código de Processo Civil no Congresso.

Foram realizadas palestras sobre o novo CPC, novo código florestal, novo código Penal, a coisa julgada no processo penal e novas perspectivas para Previdência Complementar
"Não sei se todos sabem, mas ontem o projeto do novo CPC foi incluído na pauta de votação do plenário da Câmara do dia 21 de agosto. Como foi modificado, após a votação, que deve ser simbólica, já que a matéria foi aprovada nas comissões, o projeto voltará para sua Casa original, o Senado, que não poderá então fazer mudanças no texto, apenas decidir entre a sua versão e a versão da Câmara", explicou Cramer. Segundo ele, a votação no Senado deve ser rápida. "Por isso os prognósticos mais pessimistas apontam que até o final deste ano o novo CPC deve ser encaminhado para sanção presidencial", afirmou.

Foram realizadas, ainda, palestras sobre o novo código florestal, pela manhã; e à tarde, as palestras: O novo código Penal, A coisa julgada no processo penal e Novas perspectivas para Previdência Complementar. No auditório 2, houve palestras sobre oratória, negociação, novas tecnologias e marketing jurídico.

No discurso de abertura da OAB Expo, o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, falou em dois aspectos centrais da vida do advogado e da Ordem: a participação institucional junto à sociedade e a atuação no cotidiano da profissão.

"A Ordem tem se fortalecido muito, em especial esse ano, no aspecto institucional. A sociedade sabe que pode contar conosco. Em todos os momentos mantendo-se dentro do campo democrático, a entidade tem atuado de forma serena nesse campo institucional", afirmou Felipe. Ele falou também do futuro da advocacia. "Outro ponto que temos que discutir é o futuro da nossa profissão. O maior desafio hoje é o processo digital, na minha forma de ver, para aqueles que advogam no contencioso. A imagem clássica do advogado em frente à máquina de escrever é histórica, mas agora temos uma nova justiça, que não sabemos exatamente como se organizará", ponderou ele, que aproveitou o momento para anunciar a realização da próxima Conferência Nacional dos Advogados no Rio de Janeiro, em 2014. "Que advocacia é essa que vai nascer? Que advocacia queremos? É isso que precisamos debater, a Ordem que queremos e a advocacia que temos que construir".