03/03/2011 - 16:06

OAB avaliará piso salarial de professor de Direito para abrir ou renovar cursos

OAB avaliará piso salarial do professor de Direito para abrir ou renovar cursos

Do site do Conselho Federal

03/03/2011 - O Diário Oficial da União desta quinta-feira, dia 3, publica a Instrução Normativa nº 01/2011 do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, que institui o piso remuneratório do professor de Direito como um dos requisitos na avaliação, pela Comissão Nacional de Ensino Jurídico da entidade, dos processos para autorização, reconhecimento, renovação de conhecimento e aumento de vagas de cursos de graduação em Direito. Para essa avaliação, o piso considerado deve ser igual ou acima do valor de referência fixado pelo Conselho Seccional da OAB do local do curso de Direito. A instrução é assinada pelo presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, e contou com aprovação unânime da diretoria da entidade.

A medida do Conselho Federal da OAB atende reivindicações de advogados que são professores de Direito, os quais alertaram sobre a importância, para a entidade, da fixação de um piso para a hora-aula, como instrumento na avaliação de solicitações de abertura, renovação ou ampliação de cursos da área. Assim é que entre as justificativas da instrução normativa, a OAB observa que o piso remuneratório instituído deve ter "caráter sugestivo, como pressuposto interno de avaliação dos cursos de Direito"

Leia aqui a íntegra da instrução normativa.