08/08/2011 - 17:57

COMPARTILHE

Novo prefeito de Teresópolis se reúne com vereadores para definir secretariado

Do jornal O Globo

O novo prefeito de Teresópolis, Arlei de Oliveira Rosa (PMDB), o terceiro em menos de uma semana, reuniu-se na manhã desta segunda-feira, dia 8, com os 12 vereadores da cidade para definir o novo secretariado. Essa é a primeira reunião depois de sua posse, que ocorreu na tarde deste domingo. Até agora, seis secretários já foram definidos. O prefeito, que assumiu dizendo que sua prioridade é a reconstrução de Teresópolis, deve nomear o restante do secretariado até o fim desta tarde. Há também a previsão de que o governador Sérgio Cabral vá visitar a cidade e a prefeitura ainda nesta semana.

O assessor de imprensa da Câmara, Marco Aurélio de Souza Santos, assume a Secretaria de Comunicação Social da prefeitura. Na pasta de Desenvolvimento Social assumirá Graça Granito em substituição a Miqueias Nepomuceno. Luiz Fernando fica com a Secretaria de Planejamento no lugar de Rudimar Caberlom. Já o ex-comandante do Corpo de Bombeiros da cidade, Roberto Silva, comandará a Secretaria de Defesa Civil no lugar de Maurício Lopes. Na Secretaria de Segurança foi mantido Marco Antonio Luz, que era da equipe de Jorge Mário.

Um clima de consternação tomou conta de Teresópolis, que vem sofrendo uma sucessão de reveses desde a tragédia das chuvas, em janeiro. O prefeito Roberto Pinto foi vítima de um infarto na madrugada de domingo, apenas dois dias após ter tomado posse. Num momento político conturbado, a cidade empossou Arlei de Oliveira Rosa, o terceiro prefeito no período de menos de uma semana. Presidente da Câmara de Vereadores, ele assumiu o cargo interinamente numa cerimônia simples, realizada logo após o velório.

Desde agosto de 2008, o então vereador responde por ter vendido um Chevette com dívidas de IPTU e multas. A última publicação do Tribunal de Justiça, de quarta-feira, atestava penhora de bens "frustrada", pois ele não possuía bens em seu nome. Apesar de constar no processo que Arlei assumiu o compromisso de quitar as dívidas, ontem, o prefeito negou ter responsabilidade sobre elas.

A Ampla também move ação contra o atual prefeito, desde novembro, solicitando a reintegração de posse de parte do terreno ocupado pelo anexo de uma loja. A última decisão será publicada amanhã exigindo a retirada do "puxadinho". O prefeito alegou ser alvo de perseguição política e evitou comentar o assunto.

Aos 35 anos, Arlei ainda dá os primeiros passos na política. Ele cumpria o primeiro mandato como vereador, antes de ser convocado para assumir a prefeitura. Casado e com três filhos, trabalhava com compra e venda de automóveis e diz ter ingressado na política porque "conhecidos pediam muito". No discurso de posse, Arlei decretou luto por três dias.

"É uma responsabilidade muito grande assumir o governo. Apesar de ser jovem, vou trabalhar para mudar o rumo da cidade", declarou.

Moradores temem rumos políticos

Entre os moradores de Teresópolis, o sentimento era de apreensão. Robertão, como era conhecido na cidade, havia assumido a prefeitura, na última sexta-feira, após o afastamento do ex-prefeito Jorge Mario Sedlacek, suspeito de desviar verbas destinadas à recuperação dos bairros afetados pelas chuvas. Com aparentes boas intenções e vontade de deixar para trás os problemas, Robertão conquistou a confiança da cidade. Sua morte foi um balde de água fria e pode gerar instabilidade e insegurança, na opinião de Elizabeth Barbosa, advogada da Associação dos Clubes de Teresópolis e amiga próxima Robertão. Para o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis, Henrique Carregal, paira um sentimento de frustração, pois o novo prefeito não pôde executar qualquer ação. Ainda segundo ele, a proximidade da população com o Poder Executivo, adquirida a partir da posse de Robertão, será mantida.

Advogado de Jorge Mario, Luiz Paulo Viveiros de Castro disse que o prefeito afastado não tentaria qualquer artifício judicial. Ele afirmou ainda que o recurso pedido por eles para anular a decisão da Câmara de Vereadores deve ser apreciado nesta segunda pelo Tribunal de Justiça. Jorge Mario enviou, por e-mail, um comunicado oficial, no qual expressa seus pêsames à família de Robertão.

Abrir WhatsApp