24/07/2009 - 16:06

Nova Iguaçu inaugura quatro novos espaços dentro do projeto OAB Século 21

Da redação das Tribuninhas

24/07/2009 - O projeto OAB Século 21 chegou à Nova Iguaçu no dia 23 de julho - e em dose quádrupla. Além das melhorias na sede da Subseção - que agora conta com Escritório Compartilhado, com três salas individuais e uma de reunião - foram reformadas três Salas dos Advogados: no Fórum, no TRT, e no prédio que abriga os Juizados Criminal e Civil. Na cerimônia, o presidente da 1ª Subseção, Jurandir Ceulin, afirmou que essas melhorias estruturais são fundamentais para os advogados da região. "Todos os problemas da Justiça de Nova Iguaçu são relativos à falta de estrutura que temos em nosso TRT e Juizados. Apesar disso vemos nos magistrados a mesma vontade dos advogados: trabalhar para o bem da sociedade. Se não conseguimos fazer da melhor forma, não é por falta de vontade dos profissionais de Direito e nem dos juízes", assinalou Jurandir Ceulin.

A sala do TRT - que ganhou três novos computadores, e oferece além de impressora e fotocopia, água, café, biscoito e bolo, foi considerada pelos advogados como uma válvula de escape para o caos que predomina nos corredores do Tribunal Trabalhista da região. A situação, exposta inclusive em recente reportagem da Tribuna do Advogado Regional, causa indignação nos advogados em vista da falta de estrutura que encontram no local. "É muito importante para o profissional ter um lugar confortável dentro dessa bagunça que é o nosso TRT. Os computadores auxiliam nas petições, e a água, o café e o bolo, dão ao advogado a sensação de estar em casa. As Salas representam isso, o nosso espaço dentro dos Tribunais", salientou o advogado Samuel Barros.

A advogada Trabalhista Ceres Helena assinalou que, nas condições que o TRT se encontra é impossível trabalhar: "Estou há 25 anos na advocacia, e com meus problemas de coluna fui proibida de subir as escadas do TRT. Como o elevador do prédio não funciona, me proibiram de  trabalhar também. São importantes as melhorias da OAB no prédio, só assim o Tribunal vê que nós não desistimos de atuar na Justiça Trabalhista". Segundo o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, melhorar a estrutura das Salas dos Advogados é um dos principais objetivos da direção da Seccional. "É fundamental que a Ordem ofereça melhorias a fim de facilitar o dia-a-dia da profissão dos advogados", acrescentou o presidente.

O estado de caos do TRT se repete nos Juizados, nem tanto pelo espaço físico - já que os Juizados funcionam em um moderno prédio anexo ao Fórum da região - mas pelo aspecto jurídico: filas enormes e extrema morosidade. Para os advogados que trabalham no local ao menos um auxílio: uma Sala da OAB com dois modernos computadores, serviço de fotocopia e impressão, além de água, café e biscoitos. O juiz - titular do Juizado Especial de Violência Doméstica, Otávio Chagas de Araújo Teixeira, esteve presente na inauguração, e declarou que para modificar a realidade dos Juizados, magistrados e advogados tem que trabalhar unidos. "Temos um só objetivo: trabalhar em prol da sociedade. É só manter o espírito de união que iremos alcançá-lo", assinalou.

Em cada uma das três salas, que funcionarão como Escritório Compartilhado na sede da 1ª Subseção, a Seccional instalou um computador, o quarto foi colocado na sala de reunião do mesmo andar. Jurandir Ceulin aproveitou a inauguração do espaço para divulgar a recente instalação de uma antena do Centro de Estudos, Pesquisa e Atualização em Direito (Cepad) na sede da OAB/Nova Iguaçu. "Estamos em fase final da implantação. A partir do mês que vem os advogados da região poderão assistir aos cursos na nossa própria sede", acrescentou. Estiveram presentes às inaugurações, o secretário - geral da OAB/RJ, Marcos Luiz de Oliveira; o diretor da Caarj, Ricardo Menezes; e os presidentes das subseções de Bangu, Ronaldo Bittencourt Barros, e de Belford Roxo, Antonio Santos Junior.