08/08/2013 - 17:15 | última atualização em 08/08/2013 - 19:21

Nova biblioteca do IAB é inaugurada no segundo andar do prédio da Caarj

Como parte das comemorações aos 170 anos do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), foi inaugurada, nesta quarta-feira, dia 7, a nova biblioteca da entidade, considerada o maior acervo jurídico do Brasil e instalada agora no segundo andar do prédio da Caarj.

As novas instalações da biblioteca - que antes abrigava com aperto seus cerca de 60 mil livros em uma sala no quinto andar do edifício, onde também funciona a sede do Instituto – foram cedidas por meio de uma parceria firmada há dois anos entre o IAB, a OAB/RJ e a Caixa.

"Quando recebemos o pedido do Fernando Fragoso [presidente do IAB] para firmarmos a parceria, pensamos no imenso sentido que essa unidade teria para a advocacia", afirmou, na cerimônia de inauguração, o presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz, presidente da Caarj na época do acordo. "Essa unidade", continuou ele, "nos dá força para afirmar nossa história, e isso temos feito nas ruas nas últimas semanas, mas também o que queremos para o futuro. E nada melhor do que uma biblioteca para isso, para compreendermos o que acontece ao nosso redor".

A parceria também foi frisada no discurso de Fragoso, que destacou a presença de ex-presidentes do Instituto, como Ricardo Pereira Lira, Celso Soares, Maria Adélia Campello, Cândido Bisneto e Eduardo Seabra Fagundes na ocasião: "Eles ajudaram a formar essa história".

Presidente da Caarj, Marcello Oliveira anunciou a criação, no prédio, de um centro de cultura e memória da advocacia, que será batizado com o nome do jurista Heleno Fragoso. "A inauguração dessa biblioteca é a primeira parte de um grandioso projeto que de conceituação deste edifício como um local de liberdade e garantias de direitos, que sempre nortearam os advogados".

O presidente da OAB Nacional, Marcus Vinícius Furtado, também presente ao evento, afirmou o reconhecimento, por parte do Conselho Federal, da importância do instituto: "A atuação do IAB em diversos temas da advocacia nacional e da sociedade, com pareceres sempre bem fundamentados, o coloca na posição de guardião da cultura jurídica, da Constituição Federal e portanto, do Estado Democrático de Direito".

Inaugurada no dia 7 de setembro de 1895, a biblioteca possui um acervo de livros, periódicos e obras de referências entre os mais diversos ramos do Direito - algumas delas raras e de valor inestimável, como o original da Consolidação das Leis Trabalhistas, doado por Arnaldo Süssekind, membro do IAB e um dos seis integrantes da comissão nomeada por Getúlio Vargas, em 1942, para a elaboração do conjunto de leis que regulamenta as relações de trabalho no país.

Há também no espaço uma área exclusiva para publicações do próprio IAB, da OAB e das obras de Ruy Barbosa, um dos maiores intelectuais de seu tempo e presidente do Instituto entre 1914 e 1916.

A biblioteca já está aberta ao público e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2240-3173 ou no próprio local, na Av. Marechal Câmara, 210, 2º andar, Castelo.