26/05/2009 - 16:06

COMPARTILHE

Em nota, Wadih critica embaixador americano que vetou presença de advogados brasileiros em evento

Em nota, Wadih critica embaixador americano que vetou presença de advogados brasileiros em evento


Da redação da Tribuna do Advogado

26/05/2009 - O presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, divulgou nota nesta segunda, 25, criticando a atitude do embaixador americano no Brasil, Clifford Sobel, que vetou a entrada dos advogados Sergio Tostes e Miguel Pachá - representantes jurídicos da família do menor brasileiro nato Sean Ribeiro Goldmanem - em evento que homenageou o juiz da Suprema Corte dos Estados Unidos, Antonin Scalia.

Leia abaixo a íntegra da nota.

"Chegou-me ao conhecimento que os advogados Sergio Tostes e Miguel Pachá, inscritos nesta Seccional, foram vetados em jantar de homenagem ao Juiz da Suprema Corte americana, Antonin Scalia.

O autor do veto, de acordo com o dr. Sérgio Tostes, foi o embaixador americano no Brasil, sr. Clifford Sobel, e o motivo prende-se ao fato de os referidos profissionais representarem os interesses jurídicos da família do menor brasileiro nato Sean Ribeiro Goldman. Como se sabe, o pai biológico do menor postula sua extradição imediata para os Estados Unidos, ao que os referidos advogados se opõem.

O episódio merece a nossa repulsa. Trata-se de interferência indevida de governo estrangeiro em assunto interno de nosso país, que possui um Poder Judiciário livre e soberano e instituições sólidas para decidir, na forma da lei, a questão envolvendo a mencionada criança.

Além do mais, conforme nos relata o advogado Sérgio Tostes, o sr. embaixador tem criado inúmeros outros constrangimentos a ele e a seus colegas de escritório em absoluta afronta aos preceitos da Lei 8.906/94, que asseguram os nossos direitos e prerrogativas profissionais.

Estou enviando o relato do dr. Sergio Tostes à Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB/RJ para as providências que a gravidade do caso desafiam".


Wadih Damous
Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, 25 de maio de 2009

Abrir WhatsApp