11/03/2016 - 12:15 | última atualização em 15/03/2016 - 14:25

COMPARTILHE

Em nota, OAB/RJ manifesta preocupação com a politização das instituições

redação da Tribuna do Advogado

Em nota oficial divulgada nesta sexta-feira, a Seccional demonstrou preocupação com a politização das instituições. Para a OAB/RJ, diante do cenário político atual no país, é preciso evitar a partidarização dos órgãos públicos.

“Na conformidade dos posicionamentos que vem adotando a respeito do conturbado momento político nacional, a OAB/RJ alerta que é preciso evitar a partidarização dos órgãos públicos, notadamente do Poder Judiciário, a posturas estranhas às injunções jurídicas, que apontam para a quebra de princípios democráticos e de Direito”, diz um trecho da nota.

Leia abaixo a íntegra.
 
NOTA OFICIAL

A OAB/RJ vem novamente a público expressar sua preocupação com a politização das instituições e dos procedimentos processuais que a estas estão afetos. É o que se vislumbra na medida anunciada pelo Ministério Público de São Paulo, pedindo a prisão do ex-presidente Lula com base em meras ilações, fato que vem merecendo desaprovação de amplos segmentos sociais, inclusive setores da oposição ao governo.

Na conformidade dos posicionamentos que vem adotando a respeito do conturbado momento político nacional, a OAB/RJ alerta que é preciso evitar a partidarização dos órgãos públicos, notadamente do Poder Judiciário, e posturas estranhas às injunções jurídicas, que apontam para a quebra de princípios democráticos e de Direito.

Nesse momento de acirramentos, a OAB/RJ continuará pugnando atuação isenta e republicana das instituições, comportamento absolutamente necessário para que a crise seja superada nos marcos da democracia e do respeito à lei.

Rio de Janeiro, 11 de março de 2016.
OAB/RJ 
Abrir WhatsApp