06/03/2015 - 16:00 | última atualização em 12/03/2015 - 13:37

Em nota, Conselho Federal critica sigilo de nomes da Operação Lava-jato

redação da Tribuna do Advogado e Conselho Federal

Durante a realização do Colégio de Presidentes das Seccionais nesta sexta-feira, em Florianópolis, o Conselho Federal emitiu nota criticando o sigilo envolvendo os nomes incluídos na lista de investigação da chamada Operação Lava-jato. No documento, a OAB nacional pediu a “ampla publicidade dos pedidos de abertura do inquérito e de arquivamento, bem como dos fatos e razões que os motivaram”.

“O papel institucional da Ordem dos Advogados do Brasil, como defensora direta dos interesses do cidadão, é ir ao Congresso Nacional dar vazão aos anseios de um povo que já não tolera mais o caixa dois de campanhas eleitorais, parlamentares com ficha suja, o uso de verba pública para fins privados e outras condutas tão degradantes”, apontou o presidente do Conselho Federal, Marcus Vinicius Furtado Coelho.

Presente ao encontro, o presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz, reiterou a necessidade de divulgação. “A luz do sol é o melhor remédio para os males da República”, declarou ele. Para Felipe, em se tratando de suspeitas de corrupção, além de se punir os culpados, o mais importante é evitar que os crimes se repitam: "Defendemos que as denúncias atuais sirvam para o aprimoramento institucional da nossa nação".