24/01/2011 - 15:49

Niterói é a primeira subseção do Estado a ter Central de Peticionamento Eletrônico

24/01/2011 - Foram inaugurados, no dia 21 de janeiro, a Central de Peticionamento Eletrônico e o Centro de Estudos e Pesquisa da Subseção de Niterói, localizados no 11° andar da sede da entidade.  Através desta iniciativa, pioneira no Estado, os profissionais de Direito contam com uma Central equipada com dois computadores, conectados a internet banda larga, scanner e leitores das carteiras dos advogados, além de um funcionário treinado para auxiliar os profissionais. Já o Centro de Pesquisa, equipado com livros jurídicos atualizados, servirá como uma sala de apoio. Os dois espaços funcionam das 9h às 18h, de segunda à sexta-feira.

Idealizadora do projeto, Mônica Ventura Rosa, diretora-tesoureira da OAB de Niterói, explicou que na Central de Peticionamento o advogado poderá escanerar as petições e enviar eletronicamente para o escritório ou para o Judiciário, além de consultar outros processos. No entanto, a tesoureira afirmou que, apenas os profissionais já cadastrados na Justiça Federal, mediante a apresentação da senha, podem enviar as petições direto da Central. Para o peticionamento nas demais justiças é necessário que o profissional já tenha o certificado digital em sua carteira.

Para o presidente da Subseção de Niterói, Antonio José Barbosa da Silva, é inquestionável a necessidade da Ordem de levar este suporte para todos os advogados. "Com certeza, a Central de Peticionamento Eletrônico irá melhorar o exercício da advocacia", afirmou.

Processo Eletrônico na Justiça do Trabalho foi tema de curso na OAB/Niterói

A Comissão de Relações do Trabalho da OAB/Niterói e a Comissão de Justiça do Trabalho da Seccional promoveram, no dia 15 de janeiro, o curso sobre Processo Eletrônico na Justiça Trabalhista. A aula, ministrada pela professora e presidente da Comissão de Direito e Tecnologia da Informação, Ana Amélia Menna Barreto, foi gratuita. Segundo o presidente da Subseção, Antonio José Barbosa da Silva, o curso foi uma primeira apresentação dos benefícios desta nova fase da justiça brasileira. "Através desta aula, os profissionais puderam ver como será útil termos uma Central de Peticionamento em nossa sede", declarou o presidente.

Outras subseções do Estado já ofereceram cursos semelhantes através da parceira da Comissão de Direito e Tecnologia da Informação, do Departamento de Apoio às Subseções e da Escola Superior de Advocacia. A intenção da Seccional é que até o final de 2011 todas as subseções já tenham sido contempladas com o curso.