27/09/2009 - 16:06

Em Niterói, juízes têm três meses para concluir 22.993 processos

Do jornal O Globo

27/09/2009 - Sobre as mesas dos 24 juízes da comarca de Niterói existem hoje, ao todo, 576.226 processos em tramitação, um número que, segundo o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na cidade, Antonio José Barbosa da Silva, sobrecarrega o sistema e atrasa a conclusão das ações, diante da quantidade de magistrados que atuam no município. Com o objetivo de desafogar o Judiciário, o Conselho Nacional de Justiça determinou que, até dezembro, todas as ações ajuizadas até o ano de 2005 deverão ser finalizadas.

Isso equivale a 22.993 processos e significa que, em média, cada um dos 24 juízes terá 958 processos para dar baixa em pouco mais de três meses. Alexandre Scisinio, diretor do Fórum de Niterói e titular da 9a Vara Cível, iniciou a Operação Força Total, em que ele e seus colegas são obrigados a fazer hora extra e levar processos para serem estudados, analisados e decididos em casa. Página 3

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Luiz Zveiter, atribuiu o elevado número à mudança de postura da sociedade, que está mais consciente de seu direitos.