31/08/2011 - 11:20

COMPARTILHE

Niemeyer pode projetar memorial em São Gonçalo

O Fluminense

São Gonçalo poderá ganhar um Memorial da Paz projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que deverá ser construído no terreno do novo Fórum em Alcântara, São Gonçalo, que está em fase de licitação. A sugestão foi feita pela prefeita Aparecida Panisset ao presidente do Tribunal de Justiça (TJ) do Rio, desembargador Manoel Alberto Rebelo dos Santos, e prontamente aceita. A iniciativa servirá para homenagear a juíza Patrícia Acioli, assassinada no último dia 11 com 21 tiros na porta de sua casa em Piratininga, Niterói. A magistrada era titular da 4' Vara Criminal de São Gonçalo e responsável pelo julgamento de casos que envolviam milícia, tráfico de drogas, máfia das vans e dos caça-niqueis, além de PMs envolvidos com o crime organizado.
 
A proposta da homenagem aconteceu durante o evento "Almoço do Empresário" da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), ontem, quando Manoel Alberto Rebelo dos Santos recebeu o Diploma Visconde de Mauá da ACRJ. Na ocasião, ele afirmou que as investigações da polícia estão num bom caminho e que em breve terá uma resposta para o assassinato da magistrada.
 
"Na primeira oportunidade para falar do assunto, ainda traumatizado, disse que o crime não ficaria impune. Para mim é uma questão de honra elucidar esse crime",declarou.
 
Segundo a prefeita de São Gonçalo, Niemeyer já teria aceitado elaborar o projeto do memorial.
 
"Esse memorial da paz serve para aumentar a autoestima da população gonçalense, pois a criminalidade não é a tônica da cidade.Queremos com essa homenagem exaltar a magistrada que era uma guerreira", comentou Panisset.
 
O presidente da ACRJ, Antenor Barroslaal, destacou que o episódio da morte da juíza feriu,institucionalmente, o presidente do TJ-RJ.
 
"Tenho, como cidadão e como todos aqui, testemunhado seus esforços para, além de garantir a integridade de todos os que compõem o Judiciário, esclarecer quem perpetrou tão bárbaro crime.É obrigação de Vossa Excelência fazer isso e nossa obrigação agradecê-lo pelo empenho", declarou.
 
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Adolpho Konder, afirmou que os projetos de Niemeyer incentivarão o processo de desenvolvimento por que passa o município.
 
"Fizemos duas visitas ao Oscar Niemeyer,a mais recente nesta segunda-feira. Atualmente, o arquiteto já trabalha no projeto de reurbanização da Praia das Pedrinhas, no bairro Boa Vista, que contará com polo gastronômico, mercado popular e um píer na BR-101, podendo trazer turismo e desenvolvimento econômico", lembrou.
 
Além do memorial e do novo Fórum, São Gonçalo também ganhará uma sede da Defensoria Pública e um Cartório da Dívida Ativa. Conforme Adolpho Konder, o novo prédio da Defensoria será de última geração e funcionará próximo ao novo Fórum, em Alcântara. Já o Cartório, será nas redondezas do atual Fórum, em Santa Catarina, e começará a funcionar até dezembro.
 
O presidente do TJ aproveitou a oportunidade para afirmar que dez novos fóruns, incluindo o de São Gonçalo, serão inaugurados até o final do ano que vem. Para o desembargador, a Justiça está se antecipando ao crescimento econômico que provocará aumento de demandas judiciais.
 
Abrir WhatsApp