14/03/2012 - 12:07

Mutirões da Caixa no Rio e em São João de Meriti têm 52% de acordos

Jornal do Commercio

Entre os últimos dias 5 e 8, o Núcleo Permanente de Solução de Conflitos da 2ª Região (NPSC-2) - órgão do Tribunal Regional Federal da Segunda Região (TRF-2) que organiza e executa os mutirões da Justiça Federal da 2ª Região - realizou, nas sedes da Justiça Federal do Rio de Janeiro e de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, 111 audiências de conciliação envolvendo ações referentes a créditos comerciais da Caixa Econômica Federal (CEF).

Desse total, 57 audiências (52,78%) terminaram com o consenso entre as partes. Na ocasião, 372 pessoas foram atendidas e o valor dos acordos homologados passou de R$ 658 mil. Entre os principais motivos das ações estavam as reclamações sobre cobranças do cheque especial e outros contratos bancários.

Ainda este mês, cerca de 500 audiências de conciliação envolvendo processos movidos por servidores públicos inativos ou pensionistas da União, objetivando o recebimento de diferenças de gratificações, estarão sendo realizadas na Justiça Federal do Rio de Janeiro.

O mutirão, a ser realizado até quinta-feira, faz parte da programação do NPSC-2 e será realizado com o apoio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cesol), inaugurado em 2011 na sede da Seção Judiciária do Rio de Janeiro (SJRJ).

Conduzidas por dez juízes federais, as audiências buscam acordos entre os servidores e a União. As negociações serão realizadas na SJRJ, no Foro da Avenida Rio Branco 134, no Centro do Rio. Previsto na Resolução nº 125, de 29/11/2010, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Cesol tem como principal objetivo oferecer meios consensuais para a solução de conflitos, além de disseminar a cultura de pacificação social.