13/08/2012 - 16:38

Música e história na comemoração dos 80 anos da OAB

Em uma noite encerrada com a apresentação de Gilberto Gil, que cantou alguns de seus maiores sucessos, a Seccional promoveu sábado, dia 11, uma dupla comemoração: os 80 anos da OAB e o Dia do Advogado. O evento, que incluiu uma esquete de humor e foi totalmente custeado por patrocínios, reuniu cerca de 2 mil colegas no Píer Mauá.

As atividades foram abertas com a exibição de um vídeo que contou a história da OAB ao longo dessas oito décadas. Pelos telões instalados em vários pontos, os advogados puderam acompanhar a decisiva atuação da entidade em momentos emblemáticos da trajetória da República,
 Sem descuidar das questões que afetam o dia a dia dos colegas, a Ordem tem um compromisso com a cidadania
Wadih Damous
como o Estado Novo e a ditadura militar, destacando-se o permanente compromisso com a democracia e o Estado de Direito.

Em seguida, a mestre de cerimônias Zezé Motta chamou ao palco o presidente da Seccional, Wadih Damous. Em pronunciamento emocionado, Wadih saudou os colegas presentes pelo seu dia e salientou que a OAB hoje se mantém fiel ao caminho que trilhou desde a fundação e que legou, à instituição, o respeito da sociedade. "Sem descuidar das questões que afetam o dia a dia dos colegas em seu trabalho, como a defesa intransigente das prerrogativas, a Ordem tem um compromisso com a cidadania e não hesita nenhum segundo em honrar esse compromisso", afirmou.

O cantor Gilberto Gil empolgou o público com seus sucessos  |  Foto: Bruno MarinsPróximo a falar, o presidente da Caarj, Felipe Santa Cruz, fez questão de lembrar que os festejos dos 80 anos da OAB e do Dia do Advogado não utilizaram "nenhum centavo das anuidades". "Levamos quase um ano para fechar todos os patrocínios que permitiram promover esta noite e outros eventos nas subseções de todo o estado. A anuidade paga é totalmente aplicada em serviços para os próprios colegas e na manutenção da estrutura da Ordem", disse.

Coube ao tesoureiro da Seccional e organizador da cerimônia, Marcello Oliveira, fazer o agradecimento aos patrocinadores (Petrobras e Prefeitura do Rio) e apoiadores (Governo do Estado e Qualicorp).