16/09/2014 - 09:47

COMPARTILHE

MP recebe jornada científica sobre doenças neuromusculares

redação da Tribuna do Advogado

Falar dos cuidados e da socialização das pessoas com distrofia muscular são os principais objetivos da IV Jornada científica: doenças neuromusculares em discussão, que acontece dia 17, de 9h30 às 16h30, no auditório do Ministério Público. O evento, organizado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/RJ em parceria com outras entidades, tratará sobre a importância da discussão dessas patologias e as formas de melhorar o diagnóstico diferencial e o tratamento. Por ser multidisciplinar, profissionais de diferentes áreas estão convocados a participar da jornada.  
 
Desde 2007, o município de São Paulo instituiu 17 de setembro como o Dia Oficial para a Prevenção e Conscientização da Distrofia Muscular. Em 2011, a campanha se expandiu para outros estados, como Rio de Janeiro e Paraná, que também aproveitam a data para promoverem, anualmente, eventos diretamente relacionados ao tema. O dia escolhido é uma homenagem a data de nascimento de Guillaume Duchenne, um dos primeiros médicos a descrever e classificar a distrofia muscular, no século XIX, e a criar os primeiros exames de diagnóstico da doença.
 
As distrofias musculares são as mais frequentes doenças neuromusculares. Neste momento, não há cura ou tratamento que detenha ou reverta o processo degenerativo da doença. Mas há terapias que retardam seus efeitos. Todos os pontos serão tratados na jornada, incluindo os novos paradigmas relacionados aos cuidados e ao acesso à educação das pessoas com doenças neuromusculares.
 
Preservando o caráter multidisciplinar do tema, o evento terá palestras de neurologistas, geneticistas, pediatras, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeuta ocupacional e nutricionistas.
 
O auditório do Ministério Público fica na Avenida Marechal Câmara, 370, 9º andar.
Abrir WhatsApp