24/04/2012 - 11:12

COMPARTILHE

MP alertou para aumento de crimes em Niterói

O Globo

Principal reclamação nas recentes manifestações de moradores e comerciantes de Niterói, a falta de segurança no município é conhecida pela cúpula da polícia há pelo menos dois anos, como revelam inúmeros ofícios encaminhados por promotores da 4 Promotoria de Investigação Penal (PIP), do Ministério Público estadual de Niterói, aos comandos das polícias Civil e Militar no estado. Desde 2010, os promotores alertam autoridades de segurança do estado, pedindo reforço no policiamento à PM e criticando a falta de estrutura de investigação nas delegacias de polícia instaladas na cidade.
 
Nos documentos, aos quais O Globo teve acesso, os promotores de Niterói afirmam que o policiamento deficiente da cidade de Niterói - e também de São Gonçalo - acaba refletindo na produtividade das polícias, "não havendo combate efetivo à exploração de máquinas caça-níqueis, ao jogo do bicho e à exploração sexual nas ruas de Niterói". Os promotores observaram ainda que "vários inquéritos policiais são relatados de forma precipitada sem que tenha ocorrido uma razoável apuração dos fatos, quiçá exaurimento das diligências investigatórias".
 
Para os promotores da 4 PIP, não há dúvida de que houve "um considerável aumento na criminalidade em Niterói e São Gonçalo, sendo notório que vários bandidos buscaram refúgio nas comunidades locais com a instalação das mencionadas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) na capital do estado". Investigações das polícias Civil e Militar apontam os morros do Estado, no Centro; Cavalão, em Icaraí; e Preventório, em Charitas, como locais que foram tomados por traficantes do Rio.
 
Para tentar conter a escalada de violência em Niterói, o comando da PM anunciou um pacote de medidas. Uma delas é criação de um Posto de Comando Móvel, que deverá ser instalado no Morro do Preventório. A decisão foi tomada a partir de denúncias recebidas pelo batalhão de Niterói, de que homens com armamento pesado estariam nessa comunidade. Os traficantes seriam oriundos do Morro da Mangueira, recentemente pacificado.
 
A PM anunciou reforço de 200 policiais recém-formados a Niterói para ajudar no patrulhamento da cidade. Os recrutas serão lotados em companhias independentes nos morros do Estado e do Cavalão.

 

Abrir WhatsApp