03/02/2009 - 16:06

COMPARTILHE

Morre Paulo Saboya, presidente do IAB e conselheiro da OAB/RJ, um combatente da liberdade

Morre Paulo Saboya, presidente do IAB e conselheiro da OAB/RJ, um combatente da liberdade


Da redação da Tribuna do Advogado 

03/02/209 - Faleceu na madrugada desta terça-feira, 3, aos 69 anos, vítima de câncer, o advogado Paulo Eduardo de Araújo Saboya, exemplo para todos os que se dedicam à advocacia. Presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB/RJ, onde também era conselheiro, Paulo Saboya dedicou a vida à defesa da democracia e do estado de direito. Neste momento de dor, a OAB/RJ soma-se às homenagens a Saboya e apresenta suas condolências à família do querido colega.

Em 2002, Paulo Saboya foi secretário de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, no governo Benedita da Silva. Foi agraciado com a Medalha Pedro Ernesto em 2008. Era professor de Processo Civil do Curso de Pós-Gradução da Faculdade de Direito Estácio de Sá e da Faculdade de Direito Cândido Mendes. Militante do Partido Comunista Brasileiro, Saboya era anistiado da Petrobras, de onde foi demitido, em 1964, quando era diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Fábrica de Borracha Sintética, em Duque de Caxias.

Paulo Saboya era casado com Kivia Maia; deixa as filhas Tatiana e Ângela, filhas do primeiro casamento com Beatriz Saboya, e os netos Maria Clara, João Pedro, Miguel, Ana e Nina.

 

Leia abaixo o texto do presidente Wadih Damous sobre Saboya:


"Advocacia perde Paulo Saboya

 
Paulo Saboya me honrou com a sua amizade. Sua cultura, seu talento profissional e seu refinado senso de humor proporcionaram um convívio companheiro e proveitoso do qual já sinto falta.
 
Juntamente com os também saudosos Humberto Teles e Carlos Maurício Martins Rodrigues foi um dos "pais fundadores" do movimento histórico de advogados que nos trouxe à direção da OAB/RJ. Atualmente, Paulo exercia a presidência do Instituto dos Advogados Brasileiros.
 
A advocacia perde um grande advogado.
 
Eu perco um querido amigo, mestre e líder.
 
Agora, liberto de toda a dor e de todo o sofrimento, Paulo passa a se chamar saudade. Em nome dos advogados do Estado do Rio de Janeiro, convido todos os colegas a prestarem sua última homenagem ao grande homem e advogado, cujo corpo será velado na sede do IAB.
 
Wadih Damous"
Abrir WhatsApp