04/03/2011 - 16:06

Morre Ivan Alkmim, ex-presidente do IAB e da Caarj

Morre Ivan Alkmim, ex-presidente da Caarj e do IAB

Da redação da Tribuna do Advogado

04/03/2011 - A OAB/RJ comunica, com pesar, o falecimento do colega Ivan Alkmin, ex-presidente da Caarj e do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), ocorrido no último dia 2, na cidade de Barreiras (BA). A missa de sétimo dia será quinta-feira, dia 10, às 10h na Igreja Nossa Senhora do Monte do Carmo (Rua 1º de Março, Centro).

Nascido em 19 de setembro de 1922, na cidade de Manga (MG), Alkmin foi um combatente pela democracia. Quando do regime militar, chegou a ser preso e sumariamente demitido da Petrobras, onde trabalhava.

Era um membro de destaque no grupo de advogados que atualmente está à frente da OAB/RJ e da Caarj.

Foi diretor e, posteriormente, presidente da Caarj por três biênios seguidos, de 1985 a 1991. Em 1987, criou o Plasc, o plano de saúde da Caarj.

Em 2002, assumiu a presidência do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), cargo que ocupou até 2004.

Publicou em 2001 o livro "O Advogado e sua Identidade Profissional em Risco", pela Editora Destaque.

Antes de tornar-se advogado, foi técnico em administração e aeronauta, exercendo as funções de radiotelegrafista e radionavegador na antiga Panair do Brasil, entre 1945 e 1961.

Na década de 60, foi assistente técnico da Petrobrás, exercendo atividades no setor de transportes e, posteriormente, atuando no setor administrativo de empresas editoras de livros.

Sua trajetória na advocacia teve início na década de 70, quando trabalhou no grupo Unibanco. Atuou em sindicatos e associações de trabalhadores e integrou o escritório "Randolpho Gomes & Ivan Alkmin - Advogados Associados", que posteriormente tornou-se  "Ferreira, Belém, Randolpho e Alkmim - Advogados Associados".

Filho de Domiciano Alkmim e Aurelina Pesqueira Alkmim, era formado pela Faculdade de Direito da antiga Universidade do Estado da Guanabara, hoje Uerj. Lá concluiu também seu mestrado.