25/10/2012 - 09:42

COMPARTILHE

Ministros do STJ e STF são empossados no TSE

Jornal do Commercio

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Castro Meira tomou posse como ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele ocupará a vaga na corte eleitoral por dois anos, até outubro de 2014. Castro Meira foi eleito por aclamação no dia 15 de agosto, pelo Pleno do STJ. Na mesma cerimônia, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, deu posse também ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). As posses ocorreram no gabinete da presidência do TSE, na terça-feira.
Castro Meira e Gilmar Mendes tomaram  posse no tribunal
 
Após prestar o juramento e assinar o termo de posse, os ministros receberam os cumprimentos do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, do presidente do STJ, Felix Fischer, de ministros do STF, do TSE, do STJ, do presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, de integrantes do Ministério Público, advogados e servidores do TSE.
 
Natural de Livramento de Nossa Senhora (BA), Castro Meira é mestre em direito pela Universidade Federal da Bahia. É ministro do STJ desde 2003, onde integra a Segunda Turma, a Primeira Seção e a Corte Especial. Foi juiz do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5).
 
O TSE é composto, no mínimo, por sete ministros. São três ministros do STF, dois do STJ e mais dois escolhidos e nomeados pelo presidente da República dentre seis advogados indicados pelo Supremo.
 
Abrir WhatsApp