18/10/2016 - 10:58

Ministro da Justiça anuncia programa contra homicídios e tráfico de drogas

jornal O Globo

O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, anunciou ontem, depois da reunião com o novo secretário de Segurança do Rio, a criação de um programa nacional de combate a homicídios e ao tráfico de drogas. Segundo ele, o plano vem sendo desenvolvido por secretários dos estados em parceria com o ministério. A minuta do programa deve ser apresentada amanhã.

Moraes disse que a iniciativa é uma resposta ao crime organizado. Afirmou que operações conjuntas serão desencadeadas com os estados e que as cinco rodovias federais de acesso ao Rio terão ações, com a participação da Polícia Rodoviária Federal, para evitar a. entrada de armas e drogas.

"A partir de novembro, vamos começar as operações conjuntas, após a assinatura de convênio com estados que queiram participar. Não é uma atuação de subordinação, de intervenção, mas uma atuação conjunta, de cooperação, coordenação contra um inimigo comum", declarou.

Moraes adiantou que o governo vai apresentar projetos no Congresso para aumentar as penas de crimes violentos "ou com grave ameaça" O ideal, segundo ele, é que os condenados fiquem ao menos metade das penas presos. Por outro lado, defendeu as audiências de custódia, para reduzir os índices de detenções provisórias em casos de crimes leves, como furto: "No Brasil, dos 630 mil presos, 42% são provisórios. A média mundial é de 20%".