17/06/2010 - 16:06

Ministro defende mudanças de regras em concurso público

Da Folha de S. Paulo

17/06/2010 - O ministro Paulo Bernardo (Planejamento), chefe da pasta que regula a administração federal, disse que todos os servidores que ingressaram no governo por meio de fraude serão demitidos.

Ele ainda defendeu mudanças nas regras dos concursos públicos, prática que, segundo o próprio ministro, atrai anualmente cerca de 5 milhões de pessoas.

"Isso tem que levar a uma revisão das regras dos concursos. Não podemos ter concursos vulneráveis, sujeitos a fraudes. O concurso tem que ter lisura, transparência", afirmou, sem especificar possíveis mudanças.

Segundo Paulo Bernardo, que conversou ontem com o chefe da PF, Luiz Fernando Corrêa, havia servidor favorecido pela fraude pedindo para atuar em áreas estratégicas do governo. "Tem gente que queria entrar para fazer maracutaia", declarou.

Os concursos da PF e da OAB foram organizados em 2009 pela Cespe (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos), da Universidade de Brasília -cerca de 1,1 milhão de pessoas se inscreveram em concursos elaborados pela instituição.

O Cespe, responsável por transportar as provas, informou à Folha que a fraude ocorreu quando o material estava nas dependências da Polícia Rodoviária Federal.

Afirmou ainda que não tinha conhecimento de nenhuma fraude nos concursos públicos.