09/05/2011 - 16:06

COMPARTILHE

Ministério Público promove curso para mediadores de conflitos

Ministério Público promove curso para mediadores de conflitos


Do Jornal do Commercio

09/05/2011 - Atuação extrajudicial e facilitação do diálogo entre partes conflitantes são o foco do Curso de Capacitação em Mediação de Conflitos: Ministério Público Resolutivo, iniciado na última sextafeira, para formar mediadores de conflitos, no Edifício-Sede das Procuradorias de Justiça. No primeiro dia de curso, realizado pelo Centro de Estudos Jurídicos do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), que tem coordenação da procuradora de Justiça Maria Cristina Tellechea, foram apresentadas as professoras palestrantes Celia Passos, Tânia Almeida e Vânia Izzo.

Até o dia 19 de agosto, os 25 participantes do curso- entre membros do MP-RJ e servidores - assistirão a palestras e a oficinas sobre um dos temas de maior destaque no Judiciário brasileiro: o papel do mediador de conflitos. Esse será o primeiro de uma série de cursos sobre mediação de conflitos. Um módulo avançado, que abordará o assunto de forma específica para cada área de atuação institucional, já está em concepção, segundo a procuradora Anna Maria Di Mais, que também participou da organização do curso atual.

O procurador-geral de Justiça do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Soares Lopes, destacou, na aula inaugural, a importância do tema para a atuação do MP como agente de transformação social. "Se conseguirmos nos capacitar para fomentar e estimular a solução de conflitos, será um enorme ganho para a sociedade. O diálogo entre as diversas áreas do conhecimento para se chegar a um bom termo vai proporcionar maior eficiência e, consequentemente, respostas mais rápidas para todos. A imagem que queremos projetar no futuro é a de um Ministério Público resolutivo", afirmou.

Já o subprocurador-geral de Justiça de Planejamento Institucional, Carlos Roberto de Castro Jatahy, situou o curso no contexto do planejamento estratégico traçado para a instituição pela administração superior, a partir de demandas dos membros do MPRJ.

"A capacidade de mediação deve ser cada vez mais explorada em prol do crescimento do Ministério Público enquanto veículo de demandas da sociedade perante o Poder Público", observou Jatahy, que também anunciou a criação, em breve, de centros de mediação de conflitos no interior do estado. Outros cursos serão oferecidos ainda este ano, segundo ele.

Abrir WhatsApp